Caríssimos voluntários dos Centros Hospitaleiros da Província de Portugal
A minha saudação para todos, hoje, em que celebramos o vosso dia!
Celebrar o dia internacional do Voluntariado é sem dúvida reconhecer a riqueza e beleza da gratuidade no mundo em que vivemos, tantas vezes e em tantas situações, materialista.
Aquele que se faz voluntário numa missão dispõe-se a servir os outros, a defender uma causa, a habitar a solidão de alguém.
O voluntário é alguém capaz de valorizar o outro, de se aproximar da sua vulnerabilidade e se comprometer, com o seu ser e saber, a ser presença ali, onde pode haver deserto humano. Ser voluntário Hospitaleiro é um pouco tudo isto… e muito mais.
É, sobretudo, ser alívio do sofrimento, seja ele físico ou de outros níveis. Uma presença discreta e fiel que chega e está. Um oásis de humanidade, alegria e generosidade. Alguém que, pela sua atenção sem reserva, torna visível a proximidade de Deus, habitando todo o sofrimento.
Hoje, especialmente hoje, quero dizer-te: Grata pela tua dedicação à missão hospitaleira, por te fazeres construtor connosco desta grande comunidade que somos – a Família Hospitaleira.
Grata, sobretudo, por deixares que o teu olhar repouse sobre as pessoas doentes.
Grata pelo teu compromisso a ser essa mais-valia de humanidade no Centro onde fazes o teu compromisso de serviço fraterno.
“Praticai a Hospitalidade” é o imperativo que abraçamos para os próximos anos.
Convidamos-te a caminhar connosco, todos os dias, neste dinamismo de entrega que tem como fim, sempre, o irmão que sofre.
Um feliz dia do Voluntariado!
Ir. Sílvia Moreira, hsc Superiora Provincial