• Fundadores1
  • Fundadores2
  • Fundadores3

Fundadores

A Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 31 de maio de 1881, em Ciempozuelos – Espanha, por Bento Menni acompanhado por Maria Josefa Récio e Maria Angustias Giménez. O Fundador e as duas primeiras Irmãs imprimiram ao projeto fundacional caraterísticas genuínas de uma hospitalidade vivida ao jeito de Cristo Bom Samaritano e de S. João de Deus.

 

Bento Menni

Era um religioso da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e foi Restaurador da mesma em Espanha, Portugal e México.

Homem de caridade inesgotável e de excecionais qualidades de gestão e governo, criou 22 centros assistenciais entre hospitais gerais e psiquiátricos, sendo considerado o precursor da 1ª rede de assistência psiquiátrica em Espanha, em finais do séc. XIX.

Distinguiu-se por um olhar comprometido com a realidade do seu tempo, uma visão integral da pessoa, uma gestão eficiente centrada no bem das pessoas, uma colaboração enriquecedora com os princípios clínicos e assistenciais da época e por ter implementado um método assistencial que articula os verdadeiros avanços técnico-científicos com a caridade e a humanidade.

Dedicou-se de forma incondicional ao serviço dos doentes mais pobres e necessitados. Foi profeta da Hospitalidade ao organizar a caridade cristã com sentido eclesial na realidade do seu tempo.

Em 21 de Novembro de 1999 foi canonizado pelo Papa João Paulo II.

 

Maria Josefa Récio e Maria Angústias Gimenez

São co-fundadoras da Congregação. Com um pequeno grupo de irmãs, encarnaram no momento fundacional o rosto feminino da Hospitalidade: mulheres comprometidas com a libertação de outras mulheres com doença mental.

Acolheram o desafio de fundar uma Congregação que se dedicasse inteiramente ao serviço dos mais pobres e doentes, tornando visível, pelo carisma e missão hospitaleira, a caridade e a misericórdia de Deus que cura e salva

Em 10 de Maio de 2012, o Papa Bento XVI reconheceu as virtudes heróicas de Maria Josefa Récio.

 



© Copyright 2017, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.

R. Prof. Luís Cunha Gonçalves, n.º 3 – 1.º Esq | 1600–826 Lisboa - Portugal
Telefone: 217 108 160 • E-mail: sedeprovincial@irmashospitaleiras.pt •