Procurar
Close this search box.


SOBRE O PROJETO

O projeto AGELESS é co-financiado pela União Europeia, aborda a parceria de pequena escala com cinco instituições em três países diferentes Portugal, Espanha e França.

Os grandes objetivos ‘Incentivar o desporto e a atividade física, bem como a prioridade Erasmus+ ‘Inclusão e diversidade, dado o seu foco na promoção de métodos transnacionais para promover a atividade física e programas desportivos que melhoram a saúde para grupos vulneráveis.

O projeto AGELESS contribui para atingir o objetivo do Plano de Trabalho da UE para o esporte (2021-2024) para aumentar a participação no esporte e na atividade física que melhora a saúde, e as recomendações do Plano Europeu de Combate ao Câncer (Comunicação da UE 44/2021) sobre a melhoria da saúde promoção através da atividade física. As Diretrizes de Atividade Física da UE reconhecem que a atividade física e a prática esportiva melhoram a saúde e o bem-estar e reconhecem o papel dos profissionais de saúde, um dos grupos-alvo do projeto, na promoção da atividade física como hábito.

Irmãs Hospitaleiras Sagrada Família Funchal
Casa Pai Menni
A.Benoit Menni
Club Basico Deportivo Sanatorio Marítimo
Previous slide
Next slide

OBJETIVOS AGELESS

> Reduzir os riscos de envelhecimento prematuro das pessoas com deficiência ou problemas cognitivos através do aumento da atividade física e do treino;

> Capacitar profissionais de saúde e treinadores na oferta de programas inovadores de esportes e atividades físicas para prevenir o envelhecimento prematuro de pessoas com deficiências ou deficiências cognitivas;

> Potenciar a cooperação internacional dos parceiros através do estabelecimento de uma rede informal;

> Impulsionar a recuperação através da atividade física dos cidadãos da UE mais vulneráveis e afetados negativamente pelas restrições do coronavírus;

> Aumentar a inclusão social das pessoas com deficiência ou deficiência cognitiva após a pandemia de Covid-19 através da igualdade de acesso ao exercício físico e à prática desportiva;

> Aumentar o uso de dispositivos digitais e ferramentas de treinamento online para treinadores, treinadores e pessoas com deficiência ou deficiências cognitivas.

PLANO DE TRABALHO

Um ciclo de 3 encontros transnacionais envolverá dezenas de treinadores, staff desportivo, profissionais de saúde e de cuidados, bem como atletas das organizações participantes.

Cada encontro será centrado num tema temático relacionado com os melhores programas de formação para indivíduos desfavorecidos para conter o risco de envelhecimento prematuro.

As melhores práticas e resultados dos encontros serão reunidos em um Manual e um Protocolo para garantir a atividade física regular contra o envelhecimento precoce. O impacto do AGELESS inclui também o reforço da dimensão UE – através do estabelecimento de uma rede transnacional – e da inclusão social e esperança de vida das pessoas com deficiência.

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas