Hoje é um dia muito especial. Hoje, nasceu uma das nossas fundadoras, Maria Josefa Récio.
Maria Josefa Récio nasceu em Granada, Espanha, no dia 19 de março de 1846.
Desde 1871 vive uma amizade humana e espiritual profunda com Maria Angústias Gimenez. No dia 21 de junho de 1880, depois de um processo de acompanhamento por S. Bento Menni, partem para Ciempozuelos (Madrid – Espanha), onde dão os primeiros passos na aventura da Hospitalidade. A 31 de maio de 1881 dá-se a fundação de uma Instituição que marca o rosto feminino da hospitalidade: a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. S. Bento Menni juntamente com oito irmãs, constituíram o grupo fundador que se dedicou a dar resposta a um sector da sociedade muito negligenciado: as mulheres com doença mental.
Maria Josefa Récio deu a vida no serviço às doentes, vindo a morrer no dia 30 de outubro de 1883, vítima da caridade hospitaleira. Deixou-nos um legado espiritual que continua a ser inspiração do nosso carisma.
No dia 10 de maio de 2012, Bento XVI reconhece por decreto que, Maria Josefa Récio, cofundadora da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, viveu as virtudes cristãs de uma forma heroica, declarando-a Venerável.
Neste dia 19 de março, as Irmãs Hospitaleiras querem comemorar o legado que o nosso fundador nos deixou e que ainda hoje está vivo na nossa família. Agradecemos do fundo do coração a dedicação total à Congregação, aos doentes e necessitados, mas, sobretudo, a Deus. Maria Josefa Récio, seguiu em todos os momentos o exemplo de Nossa Mãe Maria e de Jesus, que humildemente aceitou a vontade do Pai, aceitando tudo o que isso poderia implicar.
Obrigada, Maria Josefa Récio, pelo exemplo e por guiar os nossos passos desde o Céu e rumo ao Céu!