6º Encontro de Saúde Mental na Infância e Adolescência das Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra
Cada vez mais vamos ouvindo falar da neurodiversidade. E o que é a neurodiversidade?
Em sociedade assumimos que existem pessoas com um funcionamento mais típico, também designado neurotípico, que corresponde mais a um padrão. Por outro lado, existem também pessoas com características divergentes. Importa entender e atender a esta multiplicidade de características que não correspondem exatamente ao tal conjunto de características padrão ou dominantes. Desta forma, podemos criar um espaço de integração para todos, acolhendo as diferenças, mas também, muitas vezes, fazer até dessas diferenças vantagens.
Mas não sejamos românticos, todos sabemos que ser ou sentir-se diferente, habitualmente tem associado um significativo sofrimento.
Na ideia da neurodiversidade, o espaço ocupado pelo espectro do autismo é isso mesmo, um espectro. Esse é exatamente mais um desafio.
Inês Leitão, Psicóloga, dedica-se há 20 anos à avaliação e intervenção clínica nas Perturbações do Neurodesenvolvimento, especializando-se nas Perturbações do Espectro do Autismo, com crianças, adolescentes e jovens adultos, estará connosco para falar destes e outros temas.
Inscrições gratuitas em
Irmãs Hospitaleiras
A Ciência de Cuidar.