BIOÉTICA E PRINCÍPIOS ÉTICOS
As Unidades de Saúde Hospitaleiras incorporam a ética como dimensão transversal em toda a atuação.
Partindo de uma compreensão da vida humana como algo inviolável, integram-se os princípios e valores próprios da Bioética na tomada de decisões assistenciais; na prestação de cuidados de saúde e na ação psicoeducativa, promovendo o diálogo bioético, para clarificar a implicação dos princípios e critérios comuns na prática diária.
Conscientes das novas interpelações éticas, e porque a Hospitalidade é ela mesma uma experiência ética fundamental e englobante da nossa missão, a ética em toda a atuação é um dos nossos valores. Cada unidade de saúde tem uma Comissão de Ética e contamos, a nível global, com um grupo provincial de Bioética.
São para nós referências de atuação, cinco princípios éticos gerais: princípio da autonomia, princípio da beneficência, princípio da não maleficência, princípio da justiça e o princípio da precaução. E os princípios bioéticos específicos: princípio da vulnerabilidade e princípio da solidariedade, princípio da privacidade e princípio da confidencialidade, princípio da liberdade de investigação e princípio da responsabilidade.