Hoje, dia 8 de março são comemorados dois marcos muito importantes e interligados: o Dia de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher.
No século XVI, São João de Deus, “pai dos pobres”, protector do pessoal médico, dos bombeiros e dos doentes, fundou a Ordem Hospitaleira, cuja missão é cuidar e curar as pessoas mais desfavorecidas, cuidando da sua integridade física, psicológica, social e espiritual. Nesse tempo de empenho e dedicação aos mais vulneráveis, “o louco de Granada” lutou também pela defesa dos direitos e da dignidade das mulheres. As Irmãs Hospitaleiras, celebram com especial entusiasmo esta importante data, pois o nosso fundador, São Bento Menni, era irmão de São João de Deus que teve a seu cargo a restauração da extinta Ordem Hospitaleira em Espanha, Portugal e México. Hoje unimo-nos à memória deste grande santo e pedimos sua intercessão para que, seguindo o seu exemplo, como fez São Bento Menni, possamos acolher, cuidar e amar os mais vulneráveis.
Além disso, queremos homenagear especialmente as nossas fundadoras, María Josefa Recio e María Angustias Giménez, o rosto feminino da Hospitalidade: mulheres apaixonadas e comprometidas com a libertação misericordiosa de outras mulheres. Ambas trabalharam e lutaram ativamente. Eram mulheres de grande caráter, determinadas, mas sempre agindo com ternura e caridade. Em 1881, juntamente com São Bento Menni, fundaram a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de ajudar as mulheres que sofriam de doenças mentais e, à época abandonadas e excluídas. Há 141 anos, a nossa comunidade foi a primeira em Espanha a cuidar integralmente dessas mulheres.
Neste dia especial, queremos sensibilizar todas as mulheres, especialmente aquelas que sofrem discriminação, não só por serem mulheres, mas também por serem doentes. Além disso, queremos reconhecer e agradecer a todas as mulheres desta grande Família que dedicam as suas vidas para servir ao próximo, seguindo o caminho de São João de Deus e São Bento Menni. O seu trabalho é testemunho de profissionalismo, dedicação e Hospitalidade, sendo o seu envolvimento fundamental para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos nossos doentes.
Finalmente, não vamos esquecer de olhar para Maria. Como disse a nossa fundadora, Irmã Maria Josefa Recio, “nossa virtuosa Mãe foi um modelo perfeito de todas as virtudes; mas o que mais sobressai nela foram a caridade e o amor à santa pobreza”.
Vamos continuar a trabalhar juntos por um mundo mais justo, solidário e humano, onde a hospitalidade seja lugar comum!