Procurar
Close this search box.

Família Hospitaleira

“Procuro fazer o melhor que posso com a tarefa que me foi confiada.”
 

As Irmãs Hospitaleiras são uma grande comunidade unida pelo valor da hospitalidade. Esta grande família é composta por mais de 85 centros sociais e de saúde em 25 países do mundo, com mais de 11.000 colaboradores e numerosos voluntários e cerca de 1.000 Irmãs.

Apresentamos a Irmã Maria Hà Thị Thu Lan, da Comunidade S. Bento Menni em Chu Hai, Vietname.


Há quanto tempo faz parte das Irmãs Hospitaleiras?

Sou de Vietname e pertenço à comunidade de São Bento Menni (Chu Hai). Em 2005, entrei para a Congregação para conhecer e viver a missão hospitaleira, com o desejo de ajudar as pessoas que sofrem de doença mental ou deficiência.

Em 2007, iniciei o meu postulantado. Durou um ano e em 2008 iniciei a etapa do noviciado. Esta fase durou dois anos. Em 2010, fiz a minha primeira profissão. A partir dessa data, entrei para a Congregação. Temporariamente, renovei a minha profissão e os meus votos todos os anos até que, em 2017, recebi o anel, ou seja, fiz a minha profissão perpétua. Hoje faz 18 anos que conheci as Irmãs Hospitaleiras enquanto vivia e trabalhava na missão da Congregação no Vietname.


Qual é o seu objetivo, a sua missão ao ajudar as Irmãs Hospitaleiras?

Identifico-me com o que dizem as nossas Constituições: A nossa razão de ser na Igreja é o exercício da caridade hospitaleira, vivida em estado de consagração religiosa segundo o modelo da caridade perfeita, que Cristo simbolizou no seu Coração. Traduzo isto no seguinte:

Ter um amor pessoal e fraterno, sincero e gratuito pelas irmãs da própria comunidade;

Ter uma atitude de bondade e ternura e um serviço paciente, contínuo, abnegado e alegre aos doentes, às crianças deficientes “imagens vivas de Jesus”.

Acolher todas as pessoas que encontramos, com um estilo de vida simples e humilde.

Dentro das minhas possibilidades, procuro fazer o melhor que posso com a tarefa que me foi confiada. Há 3 anos que sou responsável por um centro com crianças e adultos com deficiências físicas e mentais. Trabalhamos para lhes facilitar a vida, para que adquiram autonomia pessoal e autoestima através do respeito, da escuta, do amor, da confiança e da esperança, para que se sintam úteis e encontrem um sentido para as suas vidas, de acordo com as suas capacidades. E com os mais afectados, tentamos ajudá-los a adquirir hábitos de comportamento, reabilitação e tentamos fazê-los felizes.


Que valor acrescentado traz à sua vida participar no projeto das Irmãs Hospitaleiras?

O contacto com a tarefa hospitaleira torna-me uma pessoa mais compreensiva da vulnerabilidade, mais tolerante comigo mesma e com os outros, mais paciente, mais compreensiva, mais misericordiosa e compassiva. É a isto que aspiro como ideal de toda a Irmã Hospitaleira: configurar-se a Cristo misericordioso e compassivo (Const. nº 2).

A nossa fundadora, Mª Josefa, pediu-nos para sermos como verdadeiras mães dos doentes e dos deficientes. Creio que o estou a adquirir através da prática.

A prática dos valores hospitaleiros, explicitados no Quadro de Identidade, faz de mim uma pessoa melhor.


Obrigado Irmã Maria Hà Thị Thu Lan por ter partilhado connosco o seu testemunho de vida e de missão!

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas