As Irmãs Hospitaleiras são uma grande comunidade unida pelo valor da hospitalidade. Esta grande família é composta por mais de 85 centros sociais e de saúde em 25 países do mundo, com mais de 11.000 colaboradores e numerosos voluntários e cerca de 1.000 Irmãs.
Hoje apresentamos María de Juan, voluntária do St. Teresa’s Home.
Há quanto tempo faz parte das Irmãs Hospitaleiras?
Faço parte de Irmãs Hospitaleiras há 5 meses, mas a minha relação é mais antiga. Em 2017 fiz a minha formação prática para o curso de auxiliar de enfermagem. Alguns anos depois comecei a trabalhar durante alguns meses mas tive uma pausa até agora devido a um problema de saúde.
Qual é o seu objetivo, a sua missão ao ajudar as Irmãs Hospitaleiras?
Desde então, sempre que não estou a viajar, sou responsável pela receção aos domingos de manhã. Embora seja quase sempre um dia calmo, é um momento feliz da semana com algumas visitas de familiares, às 11h30 costumamos participar na missa da capela e depois os residentes descem para almoçar na sala de jantar. Assim, embora a minha principal missão seja estar na receção, atender o telefone e abrir as portas às visitas, também tenho tempo para participar e partilhar um pouco da manhã com os residentes, os colaboradores e as irmãs.
Como é que a vida e a obra do nosso fundador São Bento Menni influenciam a sua vida e o seu envolvimento no projeto hospitaleiro?
Creio que a vida e a obra de São Bento Menni foi impregnando gradualmente sem que eu tivesse muita consciência disso. É claro que foi o Espírito Santo que me empurrou para o St. Teresa’s Home em 2018 e eu, que passei por lá sem saber bem porquê, uma vez acolhida na família das Irmãs Hospitaleiras, nunca mais quis sair.
Tive a sorte de crescer numa família católica, onde fui educada para respeitar os idosos e cuidar dos doentes. Mas foi o facto de ver como as Irmãs o vivem todos os dias, o amor com que cuidam das pessoas que vivem no St. Teresa’s Home (e de todos nós que por lá passamos), como se preocupam com as coisas bem feitas e o carinho e alegria que põem em tudo o que fazem, levou-me a continuar a participar, mesmo que de uma forma muito pequena, neste grande projeto hospitaleiro.
O trabalho de S. Bento Menni e das Irmãs Hospitaleiras é cada vez mais importante neste século em que a esperança de vida é cada vez mais longa e a saúde mental cada vez mais frágil, tanto nos mais velhos como nos mais novos, pelo que é também uma missão permanente, que ultrapassa as portas do St. Teresa’s Home, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para estarmos ao lado dos mais vulneráveis.
Obrigado María de Juan por fazer parte da nossa Família e pelo seu testemunho inspirador!