FUNDAÇÃO BENTO MENNI
A FUNDAÇÃO BENTO MENNI é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma jurídica canónica e civil, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social.
Foi constituída por iniciativa da Província Portuguesa da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do
Sagrado Coração de Jesus.
MISSÃO
É uma organização de inspiração cristã e atua a nível nacional e internacional. A sua missão orienta-se para a promoção da justiça social através do desenvolvimento de projetos e atividades inovadoras no âmbito da cooperação para o desenvolvimento, promoção da saúde e inclusão social de pessoas em situação de fragilidade social.
VALORES
RESPEITO
Reconhecemos a dignidade de cada
pessoa, respeitando as suas
capacidades para decidir.
TRANSPARÊNCIA
Demonstramos os resultados
alcançados através da
divulgação clara dos nossos
objetivos e atividades gerando
credibilidade e confiança.
RESPONSABILIDADE
Assumimos o compromisso do dever
que nos foi atribuído permanecendo
fiéis aos nossos objetivos e identidade,
aceitando as consequências
decorrentes das nossas ações e
atividades.
INOVAÇÃO
Pretendemos criar de forma
sistemática novas respostas
aos objetivos e desafios.
IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Incentivamos a criação de condições
que promovam uma sociedade justa.
SOLIDARIEDADE
Dirigimo-nos preferencialmente
aos excluídos e necessitados.
• Gabinete Comunitário
• Estimulação cognitiva e psicomotora individual ao domicílio
• Estimulação cognitiva e psicomotora grupal em instituições
RESUMO
Programa móvel de estimulação cognitiva e psicomotora para pessoas idosas com doenças neurodegenerativas e de um gabinete comunitário para combate ao isolamento de pessoas idosas e promoção da literacia em saúde mental.
OBJETIVO
Prevenir e Reabilitar em Saúde Mental. Pretende por um lado retardar a perda de autonomia e institucionalização de pessoas com doença neurodegenerativa, através de respostas especializadas e individualizadas, de estimulação cognitiva e funcional, em regime domiciliário e/ou institucional. Por outro, promover a articulação com a comunidade na resposta às necessidades dos idosos de forma a combater o isolamento e prevenir a doença mental, fomentando a literacia em saúde mental na comunidade.
DESTINATÁRIOS
Pessoas com idade => a 65 anos, com doença neurodegenerativa, em domicílio ou estruturas residenciais para idosos. Pessoas com => 65 anos, em situação de fragilidade social (condição económica e/ou situação de isolamento). Comunidade. Freguesias de Cascais (exceto Alcabideche).
ENTIDADES PARCEIRAS/FINANCIADORAS
GINÁSIO CEREBRAL SÉNIOR COMUNITÁRIO
ÁREA DE INTERVENÇÃO
O Ginásio Cerebral Sénior Comunitário pretende ser uma resposta local de reabilitação e estimulação cognitiva para seniores. O plano de treino deste ginásio contempla sessões inovadoras de reabilitação e estimulação cognitiva, que pretendem prevenir e/ ou retardar o processo de degeneração do cérebro associado ao envelhecimento.
OBJETIVO
Este programa visa melhorar o desempenho cognitivo global e funcional dos idosos, a sua qualidade de vida e diminuir o seu nível de isolamento social percepcionado.
DESTINATÁRIOS
Pessoas idosas, com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no concelho de Sintra, sem diagnóstico prévio de demência.
ENTIDADES PARCEIRAS/FINANCIADORAS
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Este projeto integra-se no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental ( saúde mental da infância e adolescência), na componente de promoção da saúde mental e prevenção de Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) em meio escolar. É um projeto cofinanciado pela Direção Geral de Saúde e envolve áreas geográficas pertencentes a três Administrações Regionais de Saúde (Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo).
OBJETIVO
O projeto NO STRESS é desenvolvido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e tem como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens, através da promoção, em meio escolar (1o, 2o, 3o ciclos e secundário), da sua saúde mental, prevenindo o desenvolvimento de stress pós-traumático associado à pandemia Covid-19. Este projeto integra-se no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental e é cofinanciado pela Direção Geral de Saúde.
DESTINATÁRIOS
Tem como destinatários diretos cerca de 500 crianças e adolescentes (1”, 2”, 3” ciclos e secundário) e 250 familiares/encarregados de educação e profissionais da comunidade educativa.
ENTIDADE RESPONSÁVEL
Unidade de Saúde da Idanha | Sintra
Unidade de Saúde de Condeixa-a-Nova
Unidade de Saúde de Assumar | Portalegre
ENTIDADES PARCEIRAS/FINANCIADORAS
PROJETO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DE APOIO NO LUTO – PIPAL
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Este projeto visa promover uma intervenção precoce no luto dos cuidadores informais em contexto domiciliário, acompanhados por Equipas Domiciliárias de suporte em Cuidados Paliativos, na região de Lisboa e Vale do Tejo e a sua capacitação a nível nacional, de forma a diminuir o seu sofrimento, prevenir lutos patológicos e contribuir para a qualidade de vida de todos os intervenientes.
OBJETIVO
Garantir a intervenção precoce na gestão do processo de luto em cuidadores informais de pessoas com doença avançada, progressiva e incurável no domicílio, prevenindo processos de luto complicado/patológico e doença mental, garantindo a sua qualidade de vida e a das pessoas que acompanham.
DESTINATÁRIOS
Cuidadores informais de pessoas com doença avançada, progressiva e incurável que se encontram no domicílio, com acompanhamento em Cuidados Paliativos.
ENTIDADE RESPONSÁVEL
Unidade de Saúde da Idanha | Sintra
ENTIDADES PARCEIRAS/FINANCIADORAS
REABILITAÇÃO COGNITIVA COM ROBOT PEPE
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Este projeto inovador centra-se na utilização da roboterapia na promoção do envelhecimento ativo e reabilitação de pessoas com demência.
OBJETIVO
O projeto vista a promoção do envelhecimento ativo e o combate ao isolamento social através de intervenções de reabilitação cognitiva com recurso à robótica na população idosa.
Para além da componente de intervenção, este projeto tem ainda uma componente de desenvolvimento tecnológico da qual resultará uma nova ferramenta terapêutica reabilitativa: videojogos cognitivos em realidade aumentada que incidirão nos domínios mais perecíveis ao fator idade e/ou processos demenciais.
DESTINATÁRIOS
Pessoas idosas do concelho de Sintra com idade igual ou superior a 65 anos, saudáveis ou com patologia demencial diagnosticada.
ENTIDADE RESPONSÁVEL
Área de Demências da Unidade de Saúde da Idanha | Sintra
ENTIDADES PARCEIRAS/FINANCIADORAS
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Promoção da inclusão de pessoas com deficiência através da participação em atividades artísticas e culturais.
O Projeto REVIVAL, acrónimo do título “Relaunching theatre Education Via Innovative Virtual stages for Adult Learners”, foi lançado no âmbito de uma iniciativa europeia destinada a apoiar os setores culturais e criativos que foram gravemente afetados pela pandemia de Covid-19, nomeadamente através da utilização de espaços digitais modernos e de instrumentos inovadores para a realização e divulgação de eventos artísticos e educativos.
OBJETIVO
Estabelecer uma “ponte” entre o mundo criativo e o mundo assistencial, focalizado no diálogo criativo, intercultural e inclusivo de pessoas com deficiência ou com problemas de saúde mental. No final do projeto divulgar-se-á um curso de educação de teatro digital para adultos com deficiência numa plataforma online.
DESTINATÁRIOS
Pessoas com deficiência ou com problemas de saúde mental, abrangidas pelas entidades parceiras de 8 países.
ENTIDADES DINAMIZADORAS
SAMARITANO
ÁREA DE INTERVENÇÃO
O principal objetivo é a reabilitação psicossocial dos utentes e o apoio e psicoeducação das famílias e das instituições que apoiam estes doentes, no âmbito da saúde mental.
OBJETIVO
Promover a saúde mental através de atividades terapêuticas que estimulem e mantenham as capacidades cognitivas, sensoriais e funcionais do idoso;
- Promover a reabilitação Psicossocial dos seniores, promovendo a sua autonomia e literacia em saúde mental;
- Combater o estigma e isolamento do idoso através de planos sócio ocupacionais;
- Promover e dotar as famílias de competências para lidar com situações de doença mental e o processo de envelhecimento, incluindo-as no plano terapêutico.
DESTINATÁRIOS
Este projeto visa prestar apoio à população sénior que apresente uma situação de vulnerabilidade e isolamento social, agravada por limitações ao nível da funcionalidade, com ou sem doença mental, assim como aos seus cuidadores informais/família.
ENTIDADE RESPONSÁVEL
Unidade de Saúde de Condeixa-a-Nova