Procurar
Close this search box.

FUNDADORES

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em Ciempozuelos (Madrid) em 31 de maio de 1881, por S. Bento Menni.

S. Bento Menni
Maria Angustias Giménez e Maria Josefa Recio

S. Bento Menni, Irmão da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, nasceu em Milão (Itália) em 11 de março de 1841, filho de Luigi Menni e Luigia Figini, sendo o quinto de 15 irmãos.

O ambiente familiar profundamente cristão estruturou-o como pessoa. Foi neste espaço privilegiado que descobriu o sentido de uma vida totalmente entregue a Deus e ao serviço dos mais pobres.

Vários acontecimentos são determinantes na sua decisão vocacional hospitaleira: a experiência como voluntário, num contexto de guerra, colaborando com os Irmãos de S. João de Deus no transporte e no cuidado dos feridos e o seu testemunho de vida, unindo o amor a Deus e a caridade cristã no serviço aos que sofrem.

Em 1860 entrou na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e em 1867 foi enviado pelo Papa Pio IX a restaurar a Ordem Hospitaleira em Espanha, Por-

tugal e México. Em 1881 fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sa-grado Coração de Jesus, enriquecendo a Igreja com um novo carisma, que testemunha no mundo do sofrimento psíquico a compaixão e a ação sanadora de Deus para com as pessoas mais excluídas da sociedade.

Foi um homem de caridade inesgotável que deixou na história da psiquiatria e saúde mental a marca de uma conceção inovadora no processo terapêutico e um modelo de atuação integral assente na dignidade inviolável da pessoa doente e na responsabilidade do Estado de proteger os seus cidadãos mais frágeis.

No dia 24 de abril de 1914 S. Bento Menni fale-ceu em Dinan (França). Em 21 de novembro de 1999, foi canonizado por S. João Paulo II, que reconheceu nele um exemplo luminoso de santidade no serviço aos doentes.

Maria Josefa Recio e Maria Angustias Gimenez, nasceram em Granada em 1846 e 1849 respetivamente. Apoiadas na oração e uma forte amizade entre elas, foram fazendo um caminho de discernimento espiritual e vocacional das suas vidas.

No dia 21 de junho de 1880, depois de um processo de acompanhamento por S. Bento Menni, partem para Ciempozuelos, onde dão os primeiros passos na aventura da Hospitalidade.

A 31 de maio de 1881 dá-se a fundação de uma Instituição que marca o rosto feminino da hospitalidade: a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. S. Bento

Menni juntamente com oito irmãs, constituíram o grupo fundador que se dedicou a dar resposta a um sector da sociedade muito negligenciado: as mulheres com doença mental.

Maria Josefa Récio deu a vida no serviço às doentes, vindo a morrer no dia 30 de outubro de 1883, vítima da caridade hospitaleira. Deixou-nos um legado espiritual que continua a ser inspiração do nosso carisma.

Maria Angústias, primeira intérprete e cronista das origens da Congregação, deixou-nos um legado histórico e espiritual dos inícios da vida e missão das Irmãs Hospitaleiras. Morre a 2 de agosto de 1897.

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas