Procurar
Close this search box.

Mensagem de Natal 2023 da Superiora Geral

Mensagem a toda a COMUNIDADE HOSPITALEIRA Natal de 2023

Natal! Hospitalidade!
“Na terra paz aos homens…” (Lc 2,14)

Com as Irmãs do Governo Geral, aproximo-me de todas e todos os que formais a Comunidade Hospitaleira: doentes, colaboradores, familiares, voluntários, benfeitores, grupos de leigos, amigos e irmãs, para vos enviar a minha saudação e desejar-vos de coração:

FELIZES FESTAS DE NATAL!

As celebrações Natalícias trazem à nossa mente e ao nosso coração uma diversidade de situações e uma mistura de sentimentos: a alegria que vivemos nos nossos centros e dispositivos assistenciais com as festas e músicas, luzes e decorações, nas quais todos participamos; a emoção dos residentes e utentes que se encontram com os seus familiares; também o calor nas nossas próprias famílias, com a preparação de presépios e árvores, jantares tradicionais, presentes, momentos de confraternização, festas religiosas.

Trazem também à memória os membros da Família Hospitalar que faleceram ao longo do ano e dos quais sentimos falta; também aqueles que sofrem de uma doença grave ou têm um familiar doente; aqueles que, por circunstâncias diversas, enfrentam dificuldades económicas, familiares ou sociais; aqueles que vivem em países onde a guerra e a violência afetam o seu bem-estar e a própria prática da hospitalidade.

Nesta mensagem de Natal quero centrar-me no alegre anúncio que os anjos (mensageiros de Deus) cantam quando Jesus nasce em Belém: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos que lhe agradam” (cf. Lc. 2,14), e a partir daí convida-nos a ter presente a situação de milhões de pessoas que vivem em situações de guerra ou sofrem as suas consequências. Não podemos ficar indiferentes ao cenário mundial onde existe uma “grave falta de paz” e onde as situações de conflito, terrorismo e violência se multiplicam todos os dias.

Ucrânia, Síria, Terra Santa, Líbano, Iémen, Mianmar, Irão, Haiti, Sudão, Afeganistão… são apenas alguns dos países onde as guerras e os conflitos se sucedem sem se procurarem, por todos os meios possíveis, os caminhos para construir a paz.

Peçamos a Jesus, Príncipe da Paz (cf. Is 9, 6), o dom da paz para a nossa humanidade, aquela paz que é harmonia, integridade, prosperidade, bem-estar e tranquilidade; aquela paz que é um dom e é tarefa de cada um de nós, das nossas famílias, dos povos e das nações.

O Papa Francisco afirma que “a paz é um produto artesanal, constrói-se todos os dias com o nosso trabalho, com a nossa vida, com o nosso amor, com a nossa proximidade, com o nosso amor mútuo. A paz constrói-se todos os dias! Cada ação e cada gesto de cada um de nós para com o próximo pode construir a paz. O autêntico construtor da paz é aquele que dá o primeiro passo em direção ao outro. E isso não é fraqueza, mas força, a força da paz”.

Desejo convidar a todos os que formamos a Família Hospitaleira a comprometermo-nos com a tarefa artesanal e diária de construir a paz, através das nossas palavras e gestos na dedicação de cada dia ao serviço das pessoas que cuidamos. Embora possa parecer uma gota d’água no oceano, tenho certeza de que a paz que construímos todos os dias será um contributo à paz no mundo. Não esqueçamos que a paz se constrói todos os dias!

Termino esta mensagem desejando a todos vós e às vossas famílias BOAS FESTAS, e que o ano de 2024, em que celebraremos o XXII Capítulo Geral, nos traga ALEGRIA, PAZ e ESPERANÇA.

 

Anabela Carneiro
Superiora geral

 

 

Ciempozuelos, 18 de dezembro de 2023

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas