A todos os membros da comunidade Hospitaleira a minha saudação fraterna e natalícia!
Um pouco por todo o lado, nos nossos centros e fora deles, o que os nossos olhos vêm vai-nos falando do Natal.
Está próximo! É já… E de tal modo o vivemos já, com alguma antecipação, que quase chegamos ao dia e é como se o dia esteja a ser, num prolongamento do tempo…
Assim o desejamos que seja: um dia que se prolonga e nos ajuda a manter esse espírito de dom e partilha, de expectativa e esperança, de encontro e de Hospitalidade… fazendo esse caminho de busca até chegar a deixar-Se encontrar por Deus feito menino como nós. O Papa Francisco, numa das suas Cartas apostólicas relativas a este tempo descreve-o assim:
“O modo de agir de Deus quase cria vertigens, pois parece impossível que Ele renuncie à sua glória para Se fazer homem como nós. Que surpresa ver Deus adotar os nossos próprios comportamentos: dorme, mama ao peito da mãe, chora e brinca, como todas as crianças. Como sempre, Deus gera perplexidade, é imprevisível, aparece continuamente fora dos nossos esquemas. (…) Assim o Presépio, ao mesmo tempo que nos mostra Deus tal como entrou no mundo, desafia-nos a imaginar a nossa vida inserida na de Deus; convida a tornar-nos seus discípulos, se quisermos alcançar o sentido último da vida.”[1]
Saibamos, neste Natal, acolher o desafio de viver assim também, fora de esquemas, atentos e abertos a descobrir o sentido último de tudo o que vivemos.
A todos, juntamente com as irmãs do Governo Provincial, os meus votos de Santo Natal e que o ano de 2024 traga a todos a bênção de Deus.
Lisboa, 20 de Dezembro de 2023
A Superiora Provincial
Ir. Sílvia Maria de Carvalho Moreira
[1] Papa Francisco. Carta Apostólica Admirabile Signum, nº8. Roma, 2019.