Moçambique

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão presentes em Moçambique desde 1959, data da primeira fundação nesse país. A sua ação, orientada para pessoas com doença mental, foi desenvolvida em dois Centros pertencentes à Província: Hospital Psiquiátrico, em Marracuene e Clínica Psiquiátrica, em Benfica. Com a independência política de Moçambique estes centros foram nacionalizados.

Em 1990, a pedido do governo moçambicano, as irmãs regressaram para dar novamente o seu apoio assistencial na área da Psiquiatria e Saúde Mental, privilegiando agora a prevenção primária e a reabilitação psicossocial.

 

Centro de Reabilitação Psicossocial - Mahotas


Foi fundado em 1998, nos arredores de Maputo – bairro das Mahotas. É um Centro de Reabilitação psicossocial em regime de dia. Tem duas valências: acompanhamento de adultos com problemas de saúde mental e crianças com multideficiências. A valência de adultos tem capacidade para 40 utentes em regime de dia e desenvolve essencialmente programas de reabilitação psicossocial, além do acompanhamento clínico, enfermagem, psicológico e espiritual.

valência infantil, criada em 2002, destina-se a crianças com deficiências múltiplas: paralisia cerebral; autismo; miopatias; síndrome de Down; atrasos mentais; microcefalias; osteogéneses imperfeitas ou epilepsia. Também são apoiadas crianças com outras patologias como SIDA, tuberculose...

As atividades que ali se desenvolvem contemplam a estimulação psicomotora, fisioterapia, ensino e educação das crianças, potenciando o máximo desenvolvimento das suas capacidades para maior autonomia possível na realização das atividades de vida diária.

Desenvolvem-se ainda ações de educação pedagógica às mães destas crianças sobre os cuidados a ter com a saúde, alimentação e estimulação psicomotora.