Natal! Hospitalidade! “O Presente da Nossa Proximidade”!

FOTOGRAFIA: DANIEL LEAL / AFP

 

 

Mensagem a toda a COMUNIDADE HOSPITALEIRA | NATAL 2022

Com as Irmãs do Governo Geral, dirijo-me a todas e todos os que formais a Comunidade Hospitaleira, doentes, colaboradores, familiares, voluntários, benfeitores, grupos de leigos, amigos e irmãs, para vos enviar as minhas saudações e desejar-vos do fundo do coração:

¡FELICES FIESTAS DE NAVIDAD! MERRY CHRISTMAS, JOYEUX NOËL, BUON NATALE, FELIZ NATAL!

 

Quando chegam estas datas, andamos todos preocupados e atarefados com os presentes de Natal. Crentes e não crentes, todos nos preocupamos com o que havemos de oferecer. Centramo-nos nisto de tal maneira que nos esquecemos do verdadeiro e único presente de Natal: JESUS, o “dom de Deus” (cf. Jo 4,10) que se fez um de nós e nos manifestou o amor do Pai (cf. 1 Jo 4,9).

A comunidade hospitaleira é formada por pessoas de diferentes credos e filosofias de vida, unidas numa mesma missão: servir a pessoa que sofre. Tendo em conta esta pluralidade, gostaria de vos convidar a que todos ofereçamos aos outros, especialmente aos mais vulneráveis, o presente da nossa proximidade.
Para os cristãos, esta proximidade é sinal da proximidade de Deus para connosco, para toda a humanidade, porque em Jesus Ele se fez um de nós, Ele habitou entre nós (Jo 1, 14); para todos os outros, irmãos na mesma humanidade, a proximidade é a manifestação mais visível de que a existência de cada um de nós está ligada à dos outros e por isso não podemos ficar indiferentes.
Depois destes anos de pandemia, em que a palavra “distanciamento” nos foi constantemente repetida, pode parecer um pouco estranho este convite à proximidade. Não se trata de que sejamos imprudentes, mas de recuperar essa característica tão própria da hospitalidade que é a proximidade, o fazer-se próximo, o afirmar com os gestos e com a vida que “o outro me importa”, que a sua dor a sinto no meu coração.

Existem muitas formas de “oferecer proximidade” nos nossos ambientes familiares ou de trabalho: ouvir os mais velhos que às vezes têm a sensação de que não há tempo para eles; acolher a dor de um colega de trabalho que perdeu um ente querido; interessar-se pelos amigos, especialmente aqueles que sabemos que vivem situações difíceis a nível familiar ou profissional; partilhar a alegria das crianças nas suas pequenas vitórias no estudo ou no desporto; visitar um vizinho que não tem família; fazer pequenos gestos de ajuda aos necessitados que frequentemente cruzam o nosso caminho.

Estou certa de que todos nós, como comunidade hospitaleira, saberemos acolher as oportunidades de “oferecer proximidade” e ser criativos no “tornar-se um presente” para os outros. Que este Natal seja uma ocasião para confirmar que a nossa missão hospitaleira é estar perto de todas as pessoas em situação de sofrimento, das que se encontram nos nossos centros e das que vivem este Natal num clima de guerra, violência, opressão, injustiça, como nos recorda a imagem da mãe ucraniana que acompanha esta mensagem, juntamente com a do Natal de Jesus.

Com estes votos termino esta mensagem, desejando que todos tenhamos FELIZES FESTAS, e que o novo ano de 2023 nos traga ALEGRIA, PAZ e ESPERANÇA, vivendo a “PRÁTICA DA HOSPITALIDADE” como a nossa forma concreta de oferecer proximidade.

Anabela Carneiro
Superiora geral

SIGA-NOS

Irmãs Hospitaleiras Portugal is in Cascais.

14 hours 35 minutes ago

Levamos a Saúde física e mental a quem mais precisa, por intervenção de Estimulação Cognitiva e Psicomotora Individual ao Domicílio, para pessoas com idade igual See More

Irmãs Hospitaleiras Portugal updated their profile picture.

1 week 5 days ago

Irmãs Hospitaleiras Portugal updated their cover photo.

1 week 5 days ago

Irmãs Hospitaleiras Portugal is in Lisboa, Portugal.

1 week 6 days ago

Já está em funcionamento o Hospital de Dia para Doenças do Comportamento Alimentar. As Irmãs Hospitaleiras Lisboa - Clínica Psiquiátrica de S. José, apresentam um See More

Irmãs Hospitaleiras Portugal

4 weeks 1 day ago

“É hora de pararmos um pouco para nos interrogar, aprender, crescer e deixar transformar”: este é o convite do Papa Francisco contido na sua mensagem See More