Agradecemos a distinção que é, para nós, um incentivo para continuarmos a desenvolver a missão hospitaleira
É com muita alegria e gratidão que recebemos este reconhecimento do “Selo Protetor”, validando o trabalho e dedicação do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, em prol das crianças e jovens com deficiência e doença mental da Região Autónoma da Madeira, durante os últimos 71 anos. Atualmente a Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras no Funchal | São Roque, apoia 224 crianças e jovens, sendo que uma das áreas assistenciais é a da Educação, tendo uma Escola do 1.º Ciclo com Paralelismo pedagógico.
A candidatura ao “Selo Protetor: garantir os Direitos das Crianças em todos os Contextos de Vida”, permitiu-nos a realização de um autodiagnóstico, o levantamento de boas práticas, e incentivou-nos a uma melhoria continua para promovermos e salvaguardarmos os Direitos das Crianças. As crianças e jovens com deficiência e doença mental em instituição, devido às suas limitações e fragilidades, constituem um grupo de risco relativamente à garantia do respeito pelos seus direitos. Exige a necessidade da realização de uma intervenção e rede global e eficaz. A nossa intervenção é realizada em parceria com várias entidades públicas e privadas, das quais realçamos e agrademos o apoio da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Funchal, nesta missão.
Agradecemos a distinção que é, para nós, um incentivo para continuarmos a desenvolver a missão hospitaleira, promovendo medidas e estratégias inclusivas que garantam a qualidade de vida das nossas crianças e jovens e o desenvolvimento da sua autonomia e empoderamento.