Visita Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou ontem, dia 27 de outubro 2022 uma unidade de psiquiatria de intervenção das Irmãs Hospitaleiras Casa de Saúde da Idanha, numa visita acompanhado pela presidente do Instituto Ir. Sílvia Moreira, a secretária de Estado da Saúde, Margarida Tavares, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, o vereador da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova, a presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, a Superiora da Casa de Saúde da Idanha, Ir. Paula Carneiro e pelo Diretor da Casa de Saúde da Idanha José Manuel Eusébio, Marcelo Rebelo de Sousa percorreu as unidades especializadas de neuroestimulação nas demências e de cuidados paliativos, antes de inaugurar a nova unidade de psiquiatria de intervenção das Irmãs Hospitaleiras.

Depois, num auditório repleto de pacientes e de colaboradores da unidade de saúde hospitaleira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que “o Estado, só por si, mesmo as autarquias, só por si, não conseguiriam” assegurar o “acesso à saúde, à educação, à solidariedade social, ao apoio” a “tantos milhares de portugueses”.

“É preciso estar próximo, e estar próximo é mesmo estar próximo das pessoas: só estas instituições é que podem estar próximas. (…) Não há máquina do Estado, ou máquina de câmaras, ou máquina de juntas de freguesia, que possa chegar tão perto das pessoas”, defendeu.

Agradecendo assim aos colaboradores pelo trabalho que desempenham, Marcelo Rebelo de Sousa prometeu que, quando terminar o seu mandato — “daqui a menos de três anos e meio” –, irá “dar uma ajudinha” na unidade de cuidados paliativos da Casa de Saúde da Idanha.

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu à secretária de Estado da Promoção da Saúde por o ter acompanhado na visita – que não constava na agenda pública do Presidente – sublinhando que a sua presença “quer dizer que o Governo de Portugal compreende a importância de instituições como esta”.

“A sua presença, senhora secretária de Estado, significa que o Governo sabe como isto é importante, e sabe como é difícil, sobretudo em tempos de crise, garantir o apoio que é merecido por estas instituições. Mas não pode esquecê-las, nunca”, frisou.

“Contam com o Presidente da República permanentemente, junto do Governo e das autarquias, para lembrar ‘olhem que o custo de vida está a subir, olhem que a eletricidade está a subir e mais o gás (…), não é possível tudo, não é possível o ideal, mas tem que se fazer por melhorar as condições. Não se esqueçam’”, garantiu.

“Daqui a uns aninhos, poucos, eu estarei aqui mais do que de vez em quando. Virei cá ajudar as Irmãs Hospitaleiras. Não posso ser irmã hospitaleira – porque não é essa a minha vocação, como compreendem -, ficarei quase um irmão hospitaleiro. E cá virei, que é uma maneira de vos agradecer”, prometeu, perante os aplausos, de pé, do auditório.

Antes, durante a visita às unidades de neuroestimulação das demências e de cuidados paliativos, Marcelo Rebelo de Sousa trocou palavras, abraços e beijinhos com vários pacientes e auxiliares, tendo também assistido e experimentado alguns dos jogos terapêuticos que são utilizados para estimular as pessoas com demência.

    

SIGA-NOS

Irmãs Hospitaleiras Portugal is in Cascais.

14 hours 17 minutes ago

Levamos a Saúde física e mental a quem mais precisa, por intervenção de Estimulação Cognitiva e Psicomotora Individual ao Domicílio, para pessoas com idade igual See More

Irmãs Hospitaleiras Portugal updated their profile picture.

1 week 5 days ago

Irmãs Hospitaleiras Portugal updated their cover photo.

1 week 5 days ago

Irmãs Hospitaleiras Portugal is in Lisboa, Portugal.

1 week 6 days ago

Já está em funcionamento o Hospital de Dia para Doenças do Comportamento Alimentar. As Irmãs Hospitaleiras Lisboa - Clínica Psiquiátrica de S. José, apresentam um See More

Irmãs Hospitaleiras Portugal

4 weeks 1 day ago

“É hora de pararmos um pouco para nos interrogar, aprender, crescer e deixar transformar”: este é o convite do Papa Francisco contido na sua mensagem See More