O primeiro workshop do projeto europeu Ageless, acrónimo em inglês para “Preventing premature AGEing LEveraging Sport and Social inclusion”, decorreu no passado dia 8 e 9 de novembro em Gijón.
No centro do projeto estão as pessoas frágeis – com deficiência intelectual ou deficiência cognitiva – que estão mais expostas ao risco de envelhecimento precoce, consequente deterioração psicofísica e doenças crónicas. Esta condição de risco agravou-se ainda mais com a pandemia de Covid-19 e sobretudo após os bloqueios e restrições ao desporto e à atividade física nos últimos dois anos.
O projeto AGELESS pretende dar resposta a estas dificuldades de forma a identificar e promover os melhores programas de manutenção psicofísica e prevenção do risco de envelhecimento prematuro.
O projeto coordenado pelas Irmãs Hospitaleiras Sagrada Família | Funchal, e desenvolvido em parceria com quatro instituições: dois parceiros de Espanha, Club Deportivo Basico Sanatório Marítimo de Gijón; Hermanas Hospitalarias Centro Pai Menni; e dois parceiros de França: Association Benoit Menni e Fondation Saint Jean de Dieu.
Neste primeiro Workshop Internacional, em Gijón, as Instituições partilharam as boas práticas para combater o risco de envelhecimento prematuro de pessoas com deficiência e desfavorecidas, e tiveram a oportunidade de conhecer testemunhos de utentes e representantes de instituições locais associado a este tema.
Irmãs Hospitaleiras
A Ciência de Cuidar
#irmashospitaleirassagradafamília
#ClubDeportivoBasicoSanatorioMaritimo
#HermanasHospitalariasPaiMenni
#FondationSaintdeJeanDieu
Testemunho Irmãs Hospitaleiras- Sagrada Família Funchal, Portugal
No passado dia 8 e 9 de novembro, decorreu na cidade de Gijón, o primeiro Workshop do projeto “Ageless Erasmus +”. Este primeiro meeting foi organizado pelo Club Deportivo Sanatorio Marítimo de Gijón (CDSM) .
O objetivo principal deste encontro foi promover a discussão relativamente ao envolvimento e participação de indivíduos com incapacidade na prática de atividade física e desportiva, nas Instituições em que estão integrados. Deste modo pretende-se prevenir o envelhecimento precoce e manter um estilo de vida saudável.
Os 5 parceiros envolvidos neste projeto apresentaram as boas práticas que são realizadas em cada Instituição, entre elas: dança, natação, treino realizado em espaços comunitários e o recurso a diferentes equipamentos lúdicos como por exemplo a consola Wii.
Tivemos ainda oportunidade de ouvir testemunhos de utentes do CDSM e das autoridades locais, com responsabilidade associada a esta temática.
Estamos gratos pelo modo como fomos acarinhados, acolhidos pelos parceiros e pelo enriquecimento e intercâmbio que este meeting proporcionou.
Fisioterapeuta Diogo Mendes, (elemento da equipa coordenadora do AGELESS)
Testemunho Centro Pai Menni, Galicia, Espanha
“Gostaríamos de destacar a boa relação que construímos desde o início, apesar de ter sido o primeiro encontro, todos nos relacionamos de uma boa forma, o que permite uma melhoria nas nossas linhas de ação futuras no projeto AGELESS.
A nossa realidade após o workshop foi modificada, todos nós percebemos a importância da atividade física nas nossas vidas, e com maior relevância para as pessoas com défice intelectual.
Embora em países europeus, trabalhamos com pessoas com capacidades diferentes e trabalhamos adequando os recursos à nossa realidade, identificamos objetivos comuns, o que nos permite trabalhar, de acordo com as mesmas guidellines para alcançar os mesmos resultados”. ( Noemi Dobaño; Alejandra López; Alicia Sastre; Sofía García- Ramos)