FESTA DO NOSSO FUNDADOR 24 de abril de 2021

FESTA DO NOSSO FUNDADOR    24 de abril de 2021
“Com S. Benito Menni, SONHAR a hospitalidade”

Mensagem

a toda a Comunidade Hospitaleira

por ocasião da

FESTA DO NOSSO FUNDADOR

 

24 de abril de 2021

 

 

 

“Com S. Benito Menni, SONHAR a hospitalidade”

 

 

Com o meu desejo de uma FELIZ FESTA DE SÃO BENTO MENNI! aproximo-me de todas e todos os que formais a Comunidade Hospitaleira: doentes, colaboradores, voluntários, familiares, benfeitores, amigos, leigos hospitaleiros e irmãs.

Também este ano nos toca celebrar a festa do nosso Fundador em contexto de pandemia. Se por um lado, nos alegramos porque em alguns países a situação está a normalizar e avança o processo de vacinação, por outro, partilhamos a dor daqueles outros onde os contágios aumentam cada dia e os sistemas de saúde estão à beira do colapso.

Tendo em conta esta situação de emergência sanitária, as celebrações que realizaremos sofrerão as necessárias restrições. No entanto, estas podem ser, precisamente, ocasião para ser criativos, como o estamos vendo durante estos dias, com as diversas iniciativas online e outras que se vão realizando para celebrar como família a festa do nosso Fundador.

À luz do convite que nos faz o Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti proponho-vos como lema deste dia celebrativo, “Com S. Benito Menni, sonhar a Hospitalidade”. Lemos na encíclica: Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente (…); precisamos duma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente. Como é importante sonhar juntos! (…) Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos” (FT, 8).

Que importante é sonhar juntos! Sonhar como Familia hospitaleira! Sonhar com S. Benito Menni!

 

A imagem que acompanha esta mensagem, recolhe o seu sonho: o de uma humanidade sanada por Jesus, através dos nossos gestos hospitaleiros. Participante dos mesmos sentimentos de compaixão e misericórdia, ele aprende de Jesus a “arte” de fazer o bem, acolhendo, servindo, dando vida.  

Todos os que formamos parte da Comunidade hospitaleira também somos chamados a continuar o mesmo gesto de Jesus samaritano, o mesmo gesto de S. Benito Menni, o mesmo gesto de tantas pessoas entregues ao serviço dos demais, como sempre vimos ao longo da história e, de forma especial, nestes últimos tempos.

Por isso, sonhar a hospitalidade com S. Benito Menni, não é um slogan idílico, poético, mas é pormo-nos na fila para, como ele, continuar a aprender de Jesus os gestos diários da hospitalidade no serviço aos nossos irmãos e irmãs em situação de sofrimento.

Que cada uma/um de nós sejamos capazes de fazer do sonho uma realidade, ajudando a imaginar caminhos novos que respondam às necessidades do mundo de hoje nos seus diferentes contextos e urgências.

Com as irmãs do Governo geral, vos desejo: Feliz Dia! Feliz Festa! Que S. Bento Menni interceda pela nossa família hospitaleira para que possamos viver a alegria do Evangelho na prática da Hospitalidade (cf. Praticai a Hospitalidade, p.12). 

 

 

Anabela Carneiro

Superiora geral

 

 

 

Sexta, 2 de Outubro de 2020