Projeto +Contigo | Saúde Mental

Projeto +Contigo | Saúde Mental
A Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras no Funchal | São Roque, promove a implementação do “Projeto +Contigo” na RAM.

PROJETO +CONTIGO

 

Atendendo ao seu campo de atuação na prestação de cuidados diferenciados e humanizados, a crianças e jovens, nas áreas da saúde mental, psiquiatria, pedopsiquiatria e multideficiência, a Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras no Funchal | São Roque, promove a implementação do “Projeto + Contigo” na RAM. Este projeto caracteriza-se pela promoção da saúde mental e do bem-estar em meio escolar, tendo como principais objetivos a prevenção de comportamentos suicidários, o combate ao estigma em saúde mental e a criação de uma rede de atendimento em saúde mental.

 

O Projeto +Contigo tem como população alvo os adolescentes do 3.º ciclo e ensino secundário e as pessoas com maior proximidade aos mesmo, tendo a equipa de saúde escolar do centro de saúde da área da escola um papel determinante no desenvolvimento do processo.

 

Deste modo, o +Contigo oferece uma intervenção em rede, incluindo os profissionais de saúde, os encarregados de educação, os professores e assistentes operacionais e os alunos. Envolve também as estruturas já existentes, criando sinergias ao nível comunitário, esperando ser custo-efetivo para a promoção de saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar.

 

Assim, o +Contigo é um projeto de intervenção e investigação longitudinal baseado numa intervenção multinível em rede, que apresenta como objetivos específicos a promoção de competências sociais, autoconceito e capacidade de resolução de problemas, o desenvolvimento da assertividade na comunicação, a melhoria na expressão e gestão de emoções, a detetação precoce de situações de distúrbio mental e o fortalecimento das redes de apoio nos serviços de saúde.

 

A implementação do Projeto +Contigo na RAM tem início com a formação de base que será ministrada a 40 profissionais de saúde (enfermeiros dos cuidados de saúde primários; enfermeiro, assistente social e psicóloga do serviço de pedopsiquiatria do SESARAM; enfermeiros e psicóloga do CRPSF e psicólogos escolares de toda a RAM), entre os dias 13 e 15 de outubro.

 

Esta formação, em regime online (13 e 14 de outubro) e presencial (15 de outubro) terá uma duração de 21 horas e será ministrada por 2 docentes especializados em saúde mental e psiquiatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, responsáveis pela promoção e dinamização deste projeto em território continental.

 

Após a formação, este projeto será implementado nas escolas da RAM no ano letivo que está a decorrer (2021/2022), pelos dinamizadores do projeto.  No final do ano letivo será realizada uma avaliação dos dados recolhidos.

 

Na RAM, a implementação do Projeto +Contigo é coordenada pela Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras no Funchal | São Roque e conta com a parceria do SESARAM, EPERAM (Direção de Enfermagem e Serviço de Pedopsiquiatria), da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e ainda com o apoio da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, através do IA Saúde, IP-RAM.

 

 

Terça, 12 de Outubro de 2021