Dia Mundial da Saúde 7 abril

Dia Mundial da Saúde 7 abril
O bem-estar físico, psíquico, social, cultural e espiritual necessita de dois pilares básicos para a sua sustentação que são a segurança e a estabilidade.

Mensagem Dia Mundial da Saúde

“Nossa Saúde, Nosso Planeta”

 

No dia Mundial da Saúde que hoje se celebra, vale a pena recordar a definição que a OMS nos legou sobre o tema: “situação de bem-estar físico, psíquico e social”, acrescentaria cultural e espiritual. É uma definição da condição humana, pela positiva, nas suas diversas dimensões, provocando-nos na sua ambição e ultrapassando a doença que se lhe opõe.

Mas o bem-estar físico, psíquico, social, cultural e espiritual necessita de dois pilares básicos para a sua sustentação que são a segurança e a estabilidade.

No mundo atual, ainda a sair de uma pandemia e no início de uma guerra, com consequências e impactos imprevisíveis a nível planetário, a segurança e estabilidade não estão garantidas, o que nas diversas dimensões afetará mais a dimensão psíquica com sofrimento psicológico e até recrudescimento da doença mental.

Por isso, compete-nos a todos, Estado com políticas públicas, Instituições de Saúde e Cidadãos em geral, contribuir para o bem-estar, criando laços relacionais de apoio, solidariedade e de prossecução de bondade como valor supremo no sentido de melhorar ou mitigar o dano em tudo o que estiver nas mãos do cidadão comum poder fazer.

Como Instituição Hospitaleira, com missão primordial no âmbito da Saúde Mental, queremos assinalar neste Dia Mundial da Saúde, o nosso compromisso com a integridade do ser humano no presente e futuro, empenhando-nos nesse suporte e ajuda combinando a ciência, a técnica, as boas práticas e a solidariedade humana.

Dr. Pedro Varandas

Diretor Clínico Unidade de Saúde de Lisboa

Quarta, 6 de Abril de 2022