"Capacitar para incluir - Empowerment na Saúde Mental"

"Capacitar para incluir - Empowerment na Saúde Mental"
Melhorar a qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência e/ou doença mental.

"Capacitar para incluir - Empowerment na Saúde Mental" é um projeto promovido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ (Nº 2019-1-PT01-KA104-060399). O seu objetivo geral é melhorar a qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência e/ou doença mental, através da implementação de estratégias inovadoras de reabilitação e capacitação.

 

Este projeto incide em três áreas:

- Intervenção com pessoas com demência e grupos psicoeducativos de cuidadores informais

- Intervenção com pessoas com deficiência intelectual grave e mudanças de comportamento

- Promoção de dinâmicas de autorrepresentação.

 

Será um importante contributo para o reforço das práticas de benchlearning da organização a nível europeu e o impacto esperado tem como base a consolidação do conhecimento adquirido e a sua transferência para projetos inovadores, assim como a implementação de novas ferramentas e estratégias de intervenção.

 

O projeto de mobilidade permitirá a 18 técnicos dos 12 estabelecimentos de saúde dirigidos pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras, participar num curso de formação estruturado (2 dias) para aquisição de conhecimentos nas áreas de projeto e uma atividade de job shadowing/estágio de observação (2 dias) na mesma organização, permitindo ver a aplicação prática dos conteúdos aprendidos.

 

A seleção dos técnicos será realizada pela Direção Técnica Assistencial com base em análise curricular e relevância das funções desempenhadas no âmbito da área de intervenção designada, e ainda a realização de uma breve entrevista. Será estabelecida uma lista de participantes suplentes (com 6 participantes suplentes no total). A decisão final de aprovação é do Conselho de Direção do respetivo estabelecimento de saúde.

 

Os critérios de análise para a seleção de propostas de participação nas atividades de mobilidade são os seguintes:

 

  • Critérios obrigatórios

- Técnicos dos estabelecimentos de saúde que desempenhem funções no âmbito da temática da atividade de mobilidade;

- Elementos do quadro do Instituto IHSCJ e com experiência profissional mínima de 1 ano na área da atividade de mobilidade.

 

  • Critérios preferenciais

- Será privilegiada a participação de colaboradores que demonstrem boa capacidade de comunicação, organização e autonomia na interação e recolha de informação, assim como a experiência como formador.

 

Este projeto promove assim o nosso compromisso com a aprendizagem contínua, num clima de elevada humanização e qualidade integral e em constante renovação, procurando respostas inovadoras perante os desafios e necessidades das pessoas assistidas e demais partes interessadas.

 

 

Terça, 16 de Agosto de 2022