Projeto Inovador para Promoção do Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo: Ginásio Cerebral Sénior Comunitário

Projeto Inovador para Promoção do Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo: Ginásio Cerebral Sénior Comunitário
Com o envelhecimento populacional mundial, tendência também registada em Portugal, assistimos a um aumento da prevalência de doenças crónicas, nomeadamente de quadros demenciais.

Por conseguinte, as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (Guidelines on Integrated Care for Older People, 2017), recomendam que os serviços comunitários devem ajudar a prevenir, diminuir ou reverter os declínios nas capacidades físicas e cognitivas dos idosos.
Com base nestas premissas, a Casa de Saúde da Idanha abriu em 2018 um Ginásio Cerebral Sénior Comunitário, cujo principal objetivo é promover o envelhecimento ativo, saudável e inclusivo. O projeto foi distinguido pelo prémio Fidelidade Comunidade e apoiado pela Câmara Municipal de Sintra.
Este ginásio oferece aos séniores do concelho de Sintra, de forma gratuita, aulas de ginástica cerebral bissemanais dinamizadas por uma equipa multidisciplinar especializada. Cada participante tem um plano de treino individualizado que permite adequar as atividades às suas necessidades, potencialidades e expectativas.
Os planos de treino contemplam intervenções não farmacológicas suportadas em novas tecnologias, nomeadamente a robótica. As atividades destes planos consistem em:  a) treino cognitivo computorizado, b) exercícios cognitivos mediados pelo exercício físico (Robot Pepe – ISR/IST), estimulação cognitiva com realidade virtual não imersiva e aulas de capacitação (estilos de vida saudáveis e estratégias compensatórias para o declínio cognitivo e funcional inerente ao envelhecimento.). Estes planos de treino têm permitido melhorar a performance cognitiva, motora, afetiva, funcional e social dos seniores.
Para além das aulas de ginástica cerebral, são ainda desenvolvidas junto da comunidade as seguintes atividades: sessões para o aumento da literacia na área do envelhecimento e demências, rastreios cognitivos, consultadoria e formação a diferentes organizações.
Este dispositivo comunitário integra o plano municipal para envelhecimento ativo saudável e inclusivo do município de Sintra.
Dada a sua relevância científica e forte impacto social, recentemente foi distinguido com o primeiro lugar do Prémio “Ideias que Mudam o Mundo” de uma das mais prestigiadas empresas inovadoras de nível mundial - Bayer.
Um prémio de responsabilidade social para projetos originais e inovadores que contribuem para o bem-estar da comunidade.
Dois anos após a abertura deste ginásio a equipa faz um balanço positivo do caminho percorrido, das concretizações e das metas alcançadas. Pretende continuar a ser líder na implementação de intervenções inovadoras com recurso a novas tecnologias na área do envelhecimento e demências.

 

Quinta, 13 de Fevereiro de 2020