Vidas.com

Vidas.com
Pretendemos dar ao dia 21 de Junho um especial relevo fazendo dele um grande encontro de festa

Pois esta é uma data muito significativa para a Congregação dado que assinala 140 anos de história, desde o dia em que aconteceu o primeiro “Êxodo Hospitaleiro”, aquando da saída das nossas  Fundadoras, Maria Josefa Récio e Maria Angústias,  desde a cidade de Granada para Ciempozuelos (Espanha).  Lugar onde  um ano depois, se viria a concretizar a Fundação da Congregação das Irmãs Hospitaleiras por S. Bento Menni, irmão de S. João de Deus.

Trata-se de uma data  em que vale a pena ressaltar o ato de destemida coragem que estas duas jovens granadinas, por primeira vez ousaram ensaiar, deixando  a sua terra natal rumo ao desconhecido que as esperava, a mais de 400km de dist0ância geográfica. Para tal, receberam a hospitalidade de uma senhora na pequena vila daquele povo em Ciempozuelos, Madrid, onde plantaram a semente da hospitalidade, que rapidamente alastrou  suas raízes a diversos Continentes e países do mundo.
Todos os percursos de vida estão marcados por um caminho mais ou menos longo, e de horizonte um tanto o quanto sinuoso. Contudo, será sempre um caminho que não prescinde do empenho pessoal, segundo a capacidade e liberdade de que é possuidor o ser humano, no sentido de ser capaz de dar à própria vida um rumo  com sentido, que vá de encontro ao “para quê da nossa passagem por esta terra”, tal como nos recorda o Papa Francisco na exortação apostólica Cristo Vive.  É por assim dizer um caminho que se vai abrindo paulatinamente diante dos nossos olhos à medida que procuramos ir de encontro ao projeto vida que nos está reservado. Uma decisão que supõem  sob o ponto de vista  crente, assumir uma atitude que nos permita ser os primeiros protagonistas, no projeto  sonhado pelo Criador a respeito de cada um/a.  Um itinerário que será tanto mais rico, quanto mais aberto e disposto a partilhar experiencias que nos tornem mais humanos, mais plenos e solidários e portanto mais fraternos e dignos de ser chamados filhos de Deus, tal como nos ensinou e viveu Jesus Cristo, Bom Samaritano da Humanidade.

Quinta, 11 de Junho de 2020