Vivências hospitaleiras em Tempo Covid - Testemunho de Profissionais da CSI

Vivências hospitaleiras em Tempo Covid - Testemunho de Profissionais da CSI

Em tempos de confinamento olhava pela janela e as árvores continuavam verdes, as flores nasciam com cores cada vez mais vivas, os pássaros voavam de ramo em ramo a cantarolar… Tudo pareceria decorrer dentro da normalidade!

Entretanto voltava-me e rapidamente tinha em meu redor várias utentes, de rosto tapado pela máscara, a questionarem “quando poderiam voltar aos seus ateliers? Quando poderiam ver as suas monitoras? Quando voltariam para a ginástica e para a piscina? Quando poderiam ir dar uma volta pelo jardim ou simplesmente beber o seu café ao bar?”.

Olhava mais um pouco e auxiliares, enfermeiros e até eu estávamos cobertos por um fato branco da cabeça aos pés, um acrílico e uma máscara que nos escondia o rosto e quase nos tornava irreconhecíveis, sobrava-nos apenas a voz para que as utentes nos reconhecessem.

Era mais um dos muitos dias onde era bombardeada de questões e incertezas, mas com a esperança de que “um dia todas nós vamos poder voltar a ser e a fazer aquilo de que tanto gostamos!”.

Todas tínhamos tarefas bem definidas, embora muitas foram as vezes que nos transformámos em multifacetadas para nos apoiarmos e darmos resposta às necessidades diárias. A minha tarefa era sobretudo tornar o dia daquelas 32 utentes mais prazeroso, mais significativo, mais confortante e até mais produtivo.

Hoje arrisco-me a dizer que foi uma tarefa bem conseguida! Afinal sou Terapeuta Ocupacional de paixão e por isso apoiei-me no poder dos interesses, das ocupações, das rotinas e até da esperança. A esperança de poder levar as utentes a ver a natureza ao vivo e a cores e não apenas através daquela janela, que tantos dias foi a única forma de trazer alguma normalidade a todas nós, sempre me moveu e é hoje uma realidade! Os passeios voltaram a fazer parte do quotidiano das nossas utentes. Por isso, continua a esperança de voltarmos aos poucos às nossas ocupações que tanto significado carregam no sentido da nossa vida.

Profissional – D.B.

 

Sexta, 7 de Agosto de 2020