«A profecia da fraternidade»

«A profecia da fraternidade»
3 de Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Lisboa, 28 nov 2020 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Igreja Católica em Portugal, vai participar no evento internacional ‘A profecia da fraternidade’, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a 3 de dezembro, com transmissão online.

Evento destinado às pessoas com deficiência e aos familiares, aos religiosos, às dioceses, às associações, às congregações, as estruturas pelas pessoas com deficiência e a cada homem e mulher de boa vontade”, explica o Serviço Nacional para a Pastoral da Pessoa com Deficiência italiano que organiza o encontro internacional online.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Igreja Católica em Portugal, também vai participar através de um vídeo, que possa mostrar pessoas com deficiência que se tornaram “agentes de mudança e catequistas nesta época de pandemia”, no país ou numa organização.

O evento internacional, entre as 19h00 e as 20h00, conta com uma introdução da irmã Verónica Donatello, diretora do Serviço Nacional da Pastoral das Pessoas com Deficiências da Conferência Episcopal Italiana (CEI), uma mensagem do Papa Francisco, a ‘narração dos continentes: Estamos todos no mesmo barco’ e um momento de oração internacional “Porque Tu tens cuidado de nós” (1 Pt 5,7) e reflexão bíblica de Rosanna Virgili, professora, escritora e biblista.

No mesmo dia, o Serviço Nacional da Pastoral das Pessoas com Deficiências da Conferência Episcopal Italiana também dinamiza um evento de âmbito nacional, a partir das 18h00, com a participação do cardeal português D. José Tolentino Mendonça que vai falar sobre ‘Profecia e Fragilidade’.

Nesta sessão vão também apresentar uma “narração desse tempo de profecia” e refletir sobre ‘lavagem das mãos e cuidar da própria saúde’, ‘distanciamento social e proximidade’ e ‘máscara e rostos’.

As duas sessões ‘A profecia da fraternidade’ – o encontro nacional (Itália) e o encontro internacional – podem ser acompanhados pelos meios digitais na página da Conferência Episcopal Italiana na rede social Facebook e no canal YouTube.

O Serviço Nacional para a Pastoral da Pessoa com Deficiência italiano começa a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência na véspera, na noite de 2 de dezembro, com a oração do Terço, transmitida pela TV2000, que também transmite as Missas às 07h00; 08h30; 19h00 (menos uma hora em Lisboa) no dia 3.

‘Construindo Melhor: em direção a um mundo pós-COVID-19 inclusivo, acessível e sustentável’ é o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2020.

Em Portugal, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência foi criado no âmbito da Pastoral Social pela Conferência Episcopal, em novembro de 2010, porque “a Igreja reconheceu que era necessário desenvolver a atenção dos serviços de pastoral a esta problemática que é transversal a toda a vida pessoal e social”.

 

Segunda, 21 de Setembro de 2020