O Modelo assistencial configura a resposta institucional aos desafios atuais e compreende a prevenção, tratamento e reabilitação. Promovemos um tratamento qualificado e uma abordagem interdisciplinar com enfoque terapêutico e reabilitador que promove a recuperação das capacidades e a reinserção do doente nos meios familiar e sociocomunitário. Ao longo de todo este processo terapêutico a família tem um papel interventivo e ativo.
As nossas estruturas e serviços abarcam, sobretudo, as seguintes linhas de atividade:
Psiquiatria e Saúde Mental
Prestamos uma atenção integral às pessoas com doença mental, que compreende a prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção social, nas várias fases do seu desenvolvimento, a crianças , jovens e adultos, para que possam recuperar o seu projeto vital com dignidade e manter uma qualidade de vida adequada.
Para tal, contamos com diferentes dispositivos de internamento, consultas externas e assistência ambulatória, centros e áreas de dia, pisos terapêuticos, residências, centros de reabilitação psicossocial e laboral.
- Psicogeriatria: é um serviço que atende de forma completa idosos com pluripatologia, deterioração funcional e cognitiva, e/ou alterações comportamentais, em regime residencial, unidade de dia e domiciliário.
- Deficiência intelectual: com a finalidade de oferecer um atendimento humano, educativo, reabilitador e personalizado, promovemos serviços adequados às necessidades e expectativas dos doentes e suas famílias, através de residências, escolas de ensino especial e oficinas ocupacionais/laborais. Trabalhamos com e pelas pessoas com incapacidade intelectual, tornando-as, na medida do possível, protagonistas e participantes do seu próprio desenvolvimento e crescimento social e pessoal.
- Cuidados paliativos: oferecemos um serviço para doentes em fase avançada terminal da sua doença, que precisam de uma atenção especializada, baseada no controlo dos sintomas físicos, no apoio psicológico, social e espiritual necessário para minimizar o seu sofrimento e o da sua família.
- Reabilitação Psicossocial: Os programas de reabilitação, orientados por processos de empowerment e recovery, visam promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, numa parceria saudável entre a pessoa com experiência de doença mental, a família e as equipas terapêuticas.
Os programas clínico-terapêuticos são realizados por equipas interdisciplinares constituídas por profissionais de várias áreas: médicos (de diversas especialidades), enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e fisioterapeutas, assistentes espirituais, monitores e outros.
A sua ação desenvolve-se segundo um modelo integral de cuidar, articular e humanístico.
A universalidade da nossa obra, bem como as necessidades e urgências de cada tempo e lugar, são parte importante do nosso desempenho. Para promover a missão hospitaleira nos países mais carenciados, contamos com um serviço de Cooperação para o Desenvolvimento internacional que favorece a solidariedade, a transformação social e a assistência sócio sanitária, bem como a captação de recursos humanos e económicos. A coordenação desta área encontra-se na Casa Geral de Roma e conta com a Fundação Bento Menni, ONG da Congregação das Irmãs Hospitaleiras.
O modelo Hospitaleiro impulsiona também a Pastoral da Saúde, o Voluntariado e a Ética em toda a sua atuação, ao mesmo tempo que desenvolve a docência, a investigação e a inovação.