Voluntariado Hospitaleiro

O Voluntariado é uma forma de solidariedade que se desenvolve graças à participação de pessoas que, de forma desinteressada e responsável, dedicam parte do seu tempo a atividades a favor dos outros ou de interesses sociais coletivos, de acordo com um projeto que tende a erradicar ou modificar as causas da necessidade ou da marginalidade social.

A presença do voluntariado na Congregação das Irmãs Hospitaleiras remonta às suas origens. A sua referência mais significativa encontramo-la em São Bento Menni, o seu fundador, quer como voluntário em Milão (Itália) a atender os feridos provenientes da guerra de Magenta (1859) quer em Espanha, como voluntário da Cruz Vermelha nas guerras Carlistas (1873-1876).

O voluntário hospitaleiro distingue-se pelo seu estilo de acolhimento gratuito e solidário da pessoa necessitada e vulnerável, de preferência os doentes mentais, deficientes psíquicos e outros doentes, em particular os mais pobres e esquecidos.

Os voluntários, de acordo com o Quadro de Identidade da Instituição, fazem parte da comunidade Hospitaleira e têm as suas funções e formas de participação definidas. Integram-se plenamente no Modelo Assistencial, potenciando o atendimento hospitaleiro com base em princípios de gratuidade e solidariedade, contribuindo para a humanização da assistência e a implicação da sociedade.

Em todos os estabelecimentos de saúde / Centros assistenciais existe um serviço de voluntariado estruturado que tem a sua razão de ser nas próprias pessoas que sofrem. Elas são o centro da sua atuação, quem desafia a servir e a amar gratuitamente...

O voluntário hospitaleiro é:

  • uma pessoa que se compromete LIVREMENTE
  • de forma GRATUITA e RESPONSÁVEL
  • para colaborar na ATENÇÃO INTEGRAL às pessoas que sofrem, destinatários da missão hospitaleira
  • através de uma atuação ORGANIZADA
  • realizada em EQUIPA
  • fazendo parte da COMUNIDADE HOSPITALEIRA
  • e sendo sinal e fermento de VALORES de uma sociedade mais humana e fraterna.

 

Se quer ser voluntário envie um email para: voluntariado.prov@irmashospitaleiras.pt ou contacte o serviço de voluntario do Centro mais próximo de si.

 

Anexos:

COM.06.01_Politica de Voluntariado.pdf