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PROJETOS

Facilitamos respostas criativas e inovadoras integrando projetos com atividades diversificadas em parceria com outras organizações afins e em consonância com os objetivos e fins da Fundação.

PROJETO DA ACADEMIA
GULBENKIAN DO CONHECIMENTO
ESCOLA DE SUPERPODERES
(2020 - 2022)

Este é um projeto do Movimento Transformers desenvolvido em parceria com a Fundação Bento Menni e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo, as taxas de envolvimento cívico e social por parte da sociedade civil têm-se mantido em níveis ameaçadoramente baixos. Se se tomar como referência a taxa de voluntariado, medida de forma uniforme para todos os países segundo o World Giving Index da Charities Aid Foundation não só se verifica que a taxa de voluntariado em Portugal em 2017 se situava nos 26% como existem apenas 13 países no mundo (dos 130 analisados) com uma taxa superior a 40%. A inexistência de uma sociedade cívica e socialmente implicada tem implicações preocupantes. Em primeiro lugar porque leva ao isolamento social, que é considerado um dos maiores fatores de risco e de perigo em matéria de desenvolvimento e qualidade de vida. Em segundo lugar porque os problemas que hoje a sociedade civil enfrenta não podem ser resolvidos à margem da sociedade civil. É preciso uma abordagem holística onde cada indivíduo se reconhece na responsabilidade e capacidade de fazer a diferença. A falta de envolvimento cívico e social revela-se também no abandono escolar das crianças e jovens. O absentismo e abandono escolar são a segunda maior ameaça a menores do nosso país (Movimento Transformers).

Este projeto pretende responder a vários desafios sentidos na atualidade: dificuldade no desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos jovens o que fragiliza a sua saúde mental, baixo nível de participação ao nível da comunidade e existência de uma sociedade que estigmatiza a doença mental. Com este projeto pretendemos desenvolver a criatividade, pensamento critico, resiliência e a comunicação de 100 jovens (13 – 18 anos) de Sintra e Guarda, capacitando-os para serem agentes de mudança na comunidade, através de diferentes talentos que aprendem.

Uma Escola de Superpoderes é um espaço onde grupos de aprendizes aprendem diferentes talentos com mentores voluntários, sendo que através das diversas atividades desenvolvem competências sociais para transformarem a sua comunidade. Estas Escolas podem funcionar em qualquer lado: numa escola, em organizações, num lar de acolhimento, num hospital, num bairro social ou até mesmo numa prisão. Cada Escola de Superpoderes tem dois ingredientes fundamentais: Mentores e Aprendizes. Iremos também promover a literacia em saúde mental de forma a diminuir o estigma da doença mental. Pretendemos assim identificar os talentos de cada um e colocá-los ao serviço da comunidade através do Payback – devolver à comunidade tudo aquilo que se aprendeu, minimizando ou resolvendo um problema identificado ao longo do tempo.

Esta Academia Gulbenkian do conhecimento, recorre à metodologia de referência Escola de Superpoderes, pretendendo ter um impacto a longo prazo nos participantes, incluindo mentores, para uma maior participação social e construção de uma sociedade mais inclusiva.

NO STRESS

O projeto NO STRESS é um projeto cofinanciado pela Direção-Geral de Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental, na área da saúde mental da infância e adolescência, mais especificamente na área da Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Perturbação de Stresse Pós-Traumático (PSPT) em Meio Escolar.

Na maioria dos países, as diversas autoridades administrativas procederam ao encerramento das instituições educativas com o propósito de atenuar a proliferação da COVID-19 (UNESCO, 2020 como referido por Flores etal., 2021) e o mesmo originou múltiplas repercussões sobre milhões de estudantes de idades e níveis de escolaridade distintos (Flores et al., 2021).

O projeto apresentado tem como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens, através da promoção, em meio escolar (1º, 2º, 3º ciclos e secundário), da sua saúde mental, prevenindo o desenvolvimento de stress pós-traumático associado à pandemia Covid-19. Para atingirmos este objetivo consideramos fundamental aumentar o conhecimento sobre os
sentimentos e pensamentos negativos associados à pandemia COVID-19; promover a autorregulação das emoções e a esperança garantindo a aquisição de estratégias de coping.

Outra componente essencial da intervenção incide na promoção do envolvimento das famílias e da comunidade educativa na promoção da saúde mental em crianças e adolescentes, através da sua capacitação para a deteção precoce de sinais de sofrimento mental e aumento do acesso a respostas de apoio.

O projeto visa assim intervir junto de 511 crianças e adolescentes (1º, 2º, 3º ciclos e secundário – cerca de 10 turmas/região) e 250 familiares e profissionais da comunidade educativa.

ENTIDADE PARCEIRA NO PROJETO
ESTIMUL@NDO FINANCIADO PELO BPI
E FUNDAÇÃO LA CAIXA
(Janeiro 2022 - Janeiro 2023)

Este projeto, desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras | Unidade de Saúde da Parede, procura prevenir e reabilitar em saúde mental. Pretende por um lado retardar a perda de autonomia e institucionalização de pessoas com doença neurodegenerativa, através de respostas especializadas e individualizadas, de estimulação cognitiva e funcional, em regime domiciliário e/ou institucional

Por outro, promover a articulação com a comunidade na resposta às necessidades dos idosos de forma a combater o isolamento e prevenir a doença mental, fomentando a literacia em saúde mental na comunidade.

Em idade avançada a maioria das pessoas reduzem a participação na comunidade, podendo originar sentimentos de solidão e desvalorização, com efeitos ao nível da integração social e familiar, da saúde física e mental. De acordo com a PORDATA, em Portugal cerca de 19% da população total tem 65 anos, correspondendo a um índice de envelhecimento de 129%, o que também se
verifica no concelho de Cascais com um índice de envelhecimento de 124%. Com o aumento destes números, aumenta também o nº de casos de demências e de envelhecimento patológico, caraterizado por alterações a diversos níveis como o cognitivo e psicomotor (Aubert&Albert, 2010). É relevante intervir com esta população como intuito de prevenir perdas e manter e melhorar competências cognitivas e psicomotoras, promovendo a sua funcionalidade e qualidade de vida.

A Fundação Bento Menni, enquanto entidade parceira do projeto, é responsável pela dinamização de atividades no gabinete comunitário para idosos em situação de isolamento e também a realização de ações de promoção da literacia em saúde mental abertas à comunidade.

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