Quem Somos

 

Chamamo-nos Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Somos uma Congregação que nasceu em finais do século XIX com o objetivo apostólico de continuar na Igreja e para o mundo a missão sanadora e salvífica de Jesus, preferencialmente em favor dos doentes mentais e deficientes físicos e psíquicos, com uma atenção especial aos mais pobres. Estamos abertas a outras atividades apostólicas de acordo com o nosso carisma e as novas situações de sofrimento humano.

Pelo nosso carisma somos chamadas a testemunhar que o Cristo compassivo e misericordioso do Evangelho permanece vivo no nosso mundo.

Vivendo a caridade hospitaleira em estado de consagração religiosa, seguimos Cristo virgem, pobre, obediente e misericordioso que passou pela terra fazendo o bem e curando os doentes.

Numa perspetiva especificamente cristã, desenvolvemos a missão através de várias estruturas assistenciais e de acompanhamento, especialmente no âmbito da saúde mental.

O nosso objetivo consiste em cuidar e sanar as pessoas que sofrem, com uma atenção integral e personalizada que articula técnica e humanidade, ciência e caridade.