
-
1. Sensibilidade perante os excluídos
A nossa hospitalidade implica e alimenta a empatia, preferencialmente em relação aos excluídos, devido às suas doenças ou deficiências psíquicas.
-
2. Serviço aos doentes e necessitados
Tudo, e todos, estamos ao serviço das pessoas por nós assistidas; são elas o centro da nossa organização.
-
3. Acolhimento libertador
Caracterizamo-nos pelo calor do acolhimento com paciente gratuidade. Exigimos a reabilitação mais completa. Os nossos cuidados têm o calor de um lar.
-
4. Saúde integral
O nosso trabalho ao serviço da saúde abrange as dimensões da pessoa segundo o humanismo integral e cristão. O nosso objetivo consiste em curar e prestar assistência, segundo o o exemplo do Bom Samaritano do Evangelho.
-
5. Qualidade profissional
Somos eficazes no nosso serviço mediante o rigor profissional, a eficiência na gestão, o trabalho em equipa, a adaptação de dispositivos e a permanente atualização dos profissionais.
-
6. Humanidade na assistência
Cultivamos de modo explícito e praticamente a humanização nas tomadas de posição e em todas as atividades concretas. A nossa atenção é um encontro humano que dá prioridade à dignidade da pessoa.
-
7. Ética em toda a atuação
Exigimos de nós mesmos um comportamento ético, de acordo com os princípios da Bioética e da Hospitalidade, em toda a nossa atuação.
-
8. Consciência histórica
Fomentamos a consciência individual e coletiva de fazermos parte da história hospitaleira, fiéis às nossas origens, protagonistas do presente e construtores do futuro hospitaleiro.