Sabia que este mês comemoramos o 142º aniversário da fundação da Congregação das Irmãs Hospitaleiras? Desde então, a missão fundadora e o espírito de hospitalidade continuam vivos e bem vivos, e são muito necessários para ajudar as pessoas mais desfavorecidas num mundo inóspito”.
Partilhamos o testemunho de Bibiani Rossella, Gestora do Sistema de Gestão da Qualidade na Casa Di Cura Villa Rosa – Viterbo, Itália.
Nas suas palavras: “Sou colaboradora na Villa Rosa de Viterbo há muitos anos e tenho muito orgulho em fazer parte da família do hospital. Villa Rosa é conhecida na região principalmente pelo seu apoio aos doentes mentais, bem como pelos seus serviços para os idosos e doentes terminais.
Não tenho uma função na área da saúde, mas o estigma e a discriminação de que ainda hoje são alvo as pessoas que sofrem de problemas de saúde mental não nos deixam indiferentes. Como disse o Papa Francisco, “aqueles que sofrem fazem brilhar nas suas vidas feridas a beleza indestrutível da dignidade humana”.
1. Como descreveria o trabalho das Irmãs Hospitaleiras no seu papel de responsável pela qualidade e assuntos gerais?
As Irmãs Hospitaleiras continuam o longo caminho iniciado por São Bento Menni, o gigante da Caridade na hospitalidade, dedicando a sua vida aos outros com dedicação, empenho e o seu testemunho de cuidado e assistência aos doentes.
Hoje, mais do que nunca, as Irmãs Hospitaleiras são chamadas a assumir novos desafios, a acompanhar os tempos e a evolução do sector da saúde, sem nunca esquecer a inspiração do carisma fundador e a conformidade com os valores hospitaleiros.
A identidade, os valores, a missão, a governação, aliados à capacidade organizativa, à inovação e a uma visão ampla do futuro, ajudarão a organização hospitaleira a garantir que a pessoa cuidada continue a ser o primeiro foco de interesse, para ser testemunha credível da hospitalidade, com um estilo de vida e uma missão renovados.
2. Quais são as iniciativas ou programas específicos implementados na casa Di Cura Villa Rosa para promover a abordagem integral e a hospitalidade nos cuidados de saúde?
Seria necessário mais do que algumas linhas para descrever a abordagem integral dos cuidados e do bem-estar da pessoa, atendendo a todo o paciente, desenvolvendo uma capacidade de diálogo e, acima de tudo, de escuta. Cuidar de pessoas muitas vezes marginalizadas e invisíveis para a sociedade, com um elevado nível de vulnerabilidade psicológica, social e económica, com a identificação de estratégias/processos para responder a necessidades de saúde mental não ouvidas/não satisfeitas é a nossa tarefa diária, tentando partilhar sentimentos profundos de solidariedade e hospitalidade. São muitos os projectos, desde o Autocuidado, Apoio Psicológico para a Autonomia, Psicologia Positiva, Cozinha Autónoma, Oficina de Panificação, Arte Terapia, Musicoterapia, Ortoterapia, actividades motoras internas e externas com os projectos de Padel e Ténis, intervenções assistidas com animais…. Sem esquecer as visitas culturais, peregrinações e passeios recreativos, conseguindo uma melhoria na qualidade dos cuidados e da saúde, graças também ao profissionalismo e preparação dos nossos operadores.
Quais são os resultados da garantia de qualidade?
O trabalho sinérgico garante cuidados de saúde centrados nas pessoas com uma abordagem multidisciplinar, alcançando assim qualidade, eficiência e equidade.
As ideias, as competências e os recursos são partilhados numa parceria virtuosa para a humanização dos cuidados e a melhoria contínua.