Nos dias, 6 a 10 de outubro decorreu nas Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra, Casa de Saúde da Idanha a VII Assembleia Pré-capitular da Província de Portugal das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, tendo como horizonte o XXII Capítulo Geral a realizar-se em Roma em abril-maio de 2024 sob o lema: Revesti-vos de entranhas de misericórdia (Col. 3,12).
Esta Assembleia teve por objetivo definir as linhas força que orientam a missão da Congregação, desde a vivência de consagração das Irmãs, a vida fraterna em comunidade e a expressão carismática que é feita vida em cada unidade de saúde hospitaleira e quais as prioridades de atuação para continuarmos a ser Sinais proféticos de esperança e da proximidade de Deus à humanidade que sofre.
Este grupo de reflexão e de trabalho contou com a participação de um grupo de 20 irmãs, em representação de toda a realidade da Província, Comunidades do Continente, ilhas e da presença missionária em Angola e Moçambique. Na segunda-feira, 9 de outubro, integraram-se neste grupo 42 colaboradores de diversas áreas das 12 unidades de saúde hospitaleiras.
Previamente à Assembleia, entre os dias 3 e 6 de outubro, as irmãs tiveram um encontro de reflexão orante, orientado pelo Pe. Gonzalo Diez, o que as ajudou a olhar a sua realidade, enquanto consagradas na dimensão da fraternidade e a entrar num clima de discernimento.
No dia 7, de manhã, teve lugar a abertura da Assembleia com uma saudação da irmã Sílvia Moreira, Superiora provincial, desafiando a viver estes dias desde uma atitude de confiança e escuta, e sobretudo de busca da vontade de Deus. Foi aprovado o Regulamento e apresentado o Cronograma e desenvolvimento da mesma, assim como a distribuição de alguns serviços especiais: moderação, escrutinadoras, comunicação, secretariado da assembleia e moderadoras e secretárias das comunidades de discernimento (grupos).
Foi apresentado o Documento, resultante da síntese da reflexão feita nas Comunidades e Centros e a metodologia de trabalho, segundo o estilo sinodal. Seguiram-se 2 dias de trabalho intenso, a nível pessoal, nas Comunidades de discernimento e na Assembleia, experimentando a ação do Espírito e uma forte comunhão congregacional e eclesial.
Participação dos profissionais das unidades de saúde hospitaleiras
No dia 9 de outubro associaram-se à Assembleia pré-capitular 42 profissionais das 12 unidades de saúde hospitaleiras, em representação de toda a Comunidade Hospitaleira. A irmã Sílvia Moreira introduziu este dia com palavras de boas-vindas em que destacou o processo de reflexão realizado previamente nas unidades de saúde hospitaleiras e, fazendo um paralelismo entre a Assembleia e o Sínodo a decorrer em Roma, citava palavras do Papa: “a Igreja (…) é composta de uma única harmonia de vozes que são conduzidas pelo Espírito Santo (…) cada pessoa tem a sua peculiaridade, mas estas particularidades devem ser incluídas na sinfonia da (…) Igreja, e esta sinfonia é criada somente pelo Espírito Santo. (…) Devemos aprender a ouvir as vozes do Espírito: são todas diferentes. Aprendamos a discernir”.
A irmã Idília Carneiro, moderadora da Assembleia, coordenou os trabalhos deste dia com a Dra. Claudia Antunes, coordenadora da Identidade e Pastoral da Saúde.
Foi um dia rico de partilhas e vivencias, em que se destacou o sentido de compromisso e de corpo.
No dia 10 de outubro as irmãs fizeram a revisão do documento final, que será enviado ao Governo geral como proposta da província ao XXII Capítulo General, onde serão definidas as linhas estratégicas para os próximos 6 anos.
Já na reta final foi realizada a eleição das irmãs que irão representar a Província no Capítulo geral, além da Superiora provincial: Idília Carneiro; Laurinda Faria e Sabina Valente.
Com a proteção e o alento dos nossos Fundadores acolhemos o desafio de ser ousados nas nossas respostas, tendo a pessoa que sofre sempre como o ponto de partida, o centro e o fim da nossa ação (irmã Sílvia Moreira, Superiora provincial)