ÁFRICA
A missão das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Portugal em África iniciou-se com a primeira fundação em Moçambique no ano 1959. A missão esteve orientada especificamente para pessoas com doença mental, contando para esse efeito com dois Centros: Hospital Psiquiátrico, em Marracuene e a Clínica Psiquiátrica, em Benfica. Com a independência política de Moçambique estes centros foram nacionalizados. Mais tarde, em 1990, a pedido do governo moçambicano, as irmãs regressaram a este país para colaborarem na área da Psiquiatria e Saúde Mental.
Em 2006 esta presença no continente africano estende-se a Angola, mais propriamente em Lubango, província da Huíla.
MOÇAMBIQUE
O projeto hospitaleiro em Moçambique situa-se no âmbito da Saúde Mental – adulto e infância e adolescência -, privilegiando uma intervenção a nível da prevenção primária e a reabilitação psicossocial.
Em 1998 foi fundado o Centro de Reabilitação Psicossocial – Mahotas -, nos arredores de Maputo – bairro das Mahotas. É um Centro de Reabilitação psicossocial e responde a adultos com problemas de saúde mental e crianças com multideficiências. A valência de adultos tem capacidade para 40 utentes em regime de dia e desenvolve essencialmente programas de reabilitação psicossocial, além do acompanhamento clínico, enfermagem, psicológico e espiritual.
A valência infantil, criada em 2002, destina-se a crianças com deficiências múltiplas: paralisia cerebral; autismo; miopatias; síndrome de Down; atrasos mentais; microcefalias; osteogéneses imperfeitas ou epilepsia.
As atividades ao nível da infância: consultas de pedopsiquiatria e de enfermagem; fisioterapia e reabilitação; acompanhamento psicológico; atividades educativas, didáticas e sociabilização.
ANGOLA
O projeto missionário hospitaleiro em Angola, situa-se concretamente na Província da Huíla e a missão caracteriza-se por uma intervenção comunitária de saúde mental, desenvolvendo um acompanhamento a pessoas com problemas de saúde mental e suas famílias, consultas de enfermagem psiquiátrica, visitas domiciliárias, ações de sensibilização e formação, e ainda atividades de reabilitação ocupacional.
Privilegiamos a proximidade às populações e a articulação com as entidades locais de saúde e sociais.
Este projeto conta com uma articulação com as entidades de Ensino Superior da Região, quer no âmbito da realização de estágios, quer em atividade de docência.
VOLUNTARIADO MISSIONÁRIO
Chamamos Voluntariado Missionário a toda a ação gratuita orientada a fazer o bem às pessoas doentes, deficientes e necessitadas atendidos pelas Irmãs Hospitaleiras em Moçambique e Angola.
Tem dois objetivos principais:
> Fazer a experiencia de solidariedade humana, de forma comprometida na partilha da missão hospitaleira.
> Desenvolver projetos de intervenção no âmbito da saúde e reabilitação.
Os doentes agradecem, as irmãs agradecem e tu vais sentir a beleza da gratuidade… e também vais agradecer!
Para mais informações, envie-nos um email para voluntariado.missionario@irmashospitaleiras.pt