Procurar
Close this search box.

MISSÃO

“Somos uma Instituição de referência do
setor social da saúde em Portugal.”

A missão da nossa Instituição encarna e expressa o carisma da Hospitalidade no acolhimento, assistência e cuidado especializado, preferencialmente às pessoas com doença mental e outras situações de sofrimento e maior vulnerabilidade.

Tudo orientamos para alcançar os melhores resultados, com qualidade clínica e técnica, humanidade, rigor científico e inovação, no respeito pela individualidade da pessoa, procurando a sustentabilidade, e sendo capazes de atrair e reter os melhores colaboradores.

VISÃO

A Visão do Instituto das Irmãs Hospitaleiras é ser uma Instituição de referência em saúde, na prestação de cuidados especializados em saúde mental e psiquiatria, que une ciência e humanidade no cuidado da pessoa.

 

VALORES

Os valores que nos orientam exprimem o nosso modo de ser institucional, e têm a sua raiz no valor nuclear da Hospitalidade. A Hospitalidade consiste em oferecer espaço e tempo, atenção e cuidado, humanidade e recursos aos destinatários de nossa missão.

A nossa Hospitalidade define-se em oito valores:

Sensibilidade em relação aos excluídos

A nossa Hospitalidade exprime uma sensibilidade especial em relação às pessoas mais carenciadas. A causa do outro torna-se nossa, num mundo que ainda estigmatiza o sofrimento psíquico.

Serviço aos doentes e necessitados

As pessoas doentes e mais frágeis ocupam o lugar central da nossa Instituição. São elas a razão de ser das nossas unidades de saúde, o seu cuidado e atenção. Tudo, e todos, estamos ao seu serviço.

Acolhimento libertador

A Hospitalidade expressa-se no estilo de acolher, abrindo-se à realidade do outro. Nasce da vontade de aceitar um rosto novo, a pessoa e as suas vivências.

Saúde integral

O nosso paradigma de saúde integra todas as dimensões da pessoa numa visão humanista cristã, incorporando os progressos científicos e técnicos na atenção integral à pessoa.

Qualidade profissional

A qualidade é um objetivo institucional e abrange todas as áreas da organização. Cuidar bem exige-nos competência, qualificação, rigor e qualidade humana e profissional.

Humanidade na atenção

Concebemos a assistência como um encontro humano e dignificador. Nasce da cordialidade, no pleno respeito da pessoa, os seus direitos, a sua cultura, os seus valores, as suas convicções e a sua fé.

Ética em toda a atuação

A Hospitalidade é ela própria uma experiência ética fundamental e englobante da nossa missão. Exigimos de nós mesmos uma atuação ética em todos os campos e em todas as decisões.

Consciência histórica

Consideramos fundamental desenvolver a consciência individual e coletiva de fazer parte da história hospitaleira e de todos sermos, de forma solidária, protagonistas do momento atual da Hospitalidade.
Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas