COMO DOAR OU APOIAR A
FUNDAÇÃO BENTO MENNI
A Fundação Bento Menni, através da sua atuação, procura ser uma força de transformação social na construção de uma sociedade mais saudável e solidária. Contamos consigo e com o seu apoio!
MBWAY
927 441 345
Transferência bancária
IBAN: PT50 00360111 9910006165915
Envio de cheque
Envie o seu donativo em cheque à ordem da Fundação Bento Menni
para a nossa morada: Rua Professor Luís da Cunha Gonçalves, N.º 3, R/C A, 1600-826 Lisboa
Apoiar a Fundação Bento Menni significa apoiar o desenvolvimento da sua atividade no âmbito da capacitação e prevenção em saúde e, consequentemente, no desenvolvimento de sociedades mais saudáveis, inclusivas e protetoras de saúde mental. Este deverá ser um compromisso partilhado e por isso contamos com o seu contributo para conseguirmos concretizar a nossa missão a nível nacional e internacional.
PayPal
fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt
MBWAY
927 441 345
Transferência bancária
IBAN: PT50 00360111 9910006165915
Envio de cheque
Envie o seu donativo em cheque à ordem da Fundação Bento Menni
para a nossa morada: Rua Professor Luís da Cunha Gonçalves, N.º 3, R/C A, 1600-826 Lisboa
Ser Amigo da Fundação Bento Menni significa querer promover a capacitação e prevenção em saúde e consequentemente o desenvolvimento de sociedades mais saudáveis, inclusivas e promotoras da saúde mental.
Através da adesão a este programa poderá decidir quais as atividades que mais gostaria de apoiar com o seu contributo:
1. Apadrinhamento
2. Cooperação para o Desenvolvimento
3. Literacia e prevenção em Saúde Mental
Contamos com o seu apoio para, em conjunto, conseguirmos alcançar cada vez mais pessoas e um maior impacto nas atividades que desenvolvemos.
Para mais informações: fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt
É um gesto que pode fazer toda a diferença no apoio a uma causa.
De acordo com o Artigo 281.º n.º2, c) do Código de Processo Penal, é possível “entregar ao Estado ou a instituições de solidariedade social certa quantia ou efetuar prestação de serviço de interesse público”. Numa situação destas, pode propor a entrega do valor a favor da nossa Fundação, se assim o desejar.
A Fundação Bento Menni emitirá um recibo de donativo no valor da transferência efetuada, que servirá de prova de liquidação junto do tribunal. Para tal, deve fazer-se acompanhar do número de identificação do processo e do Cartão de Cidadão.
Faça a diferença e apoie boas causas.
fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt
Poderá apoiar-nos através de donativos, de dinamização de campanhas, ações de voluntariado, e outras.
A sua organização está interessada em apoiar a Fundação Bento Menni? Pergunte-nos como! fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt
A Loja Solidária Bento Menni é uma parceria entre a Fundação Bento Menni e o Serviço de Voluntariado da Casa de Saúde da Idanha. Pretende ser um espaço de venda de vestuário e acessórios a preços acessíveis, numa ótica de economia circular e sustentabilidade. Os fundos revertem para os projetos missionários no âmbito da saúde mental, desenvolvidos nos países com maiores dificuldades .
A loja situa-se junto à Casa de Saúde da Idanha, na Rua 25 de Abril, Idanha – Belas, e funciona no seguinte horário: 3ª feira das 11h00 às 12h30 e 4ª feira das 14h00 às 15h30.
PROJETO DA ACADEMIA
GULBENKIAN DO CONHECIMENTO
ESCOLA DE SUPERPODERES
(2020 - 2022)
Este é um projeto do Movimento Transformers desenvolvido em parceria com a Fundação Bento Menni e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo, as taxas de envolvimento cívico e social por parte da sociedade civil têm-se mantido em níveis ameaçadoramente baixos. Se se tomar como referência a taxa de voluntariado, medida de forma uniforme para todos os países segundo o World Giving Index da Charities Aid Foundation não só se verifica que a taxa de voluntariado em Portugal em 2017 se situava nos 26% como existem apenas 13 países no mundo (dos 130 analisados) com uma taxa superior a 40%. A inexistência de uma sociedade cívica e socialmente implicada tem implicações preocupantes. Em primeiro lugar porque leva ao isolamento social, que é considerado um dos maiores fatores de risco e de perigo em matéria de desenvolvimento e qualidade de vida. Em segundo lugar porque os problemas que hoje a sociedade civil enfrenta não podem ser resolvidos à margem da sociedade civil. É preciso uma abordagem holística onde cada
indivíduo se reconhece na responsabilidade e capacidade de fazer a diferença. A falta de envolvimento cívico e social revela-se também no abandono escolar das crianças e jovens. O absentismo e abandono escolar são a segunda maior ameaça a menores do nosso país (Movimento Transformers).
Este projeto pretende responder a vários desafios sentidos na atualidade: dificuldade no desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos jovens o que fragiliza a sua saúde mental, baixo nível de participação ao nível da comunidade e existência de uma sociedade que estigmatiza a doença mental. Com este projeto pretendemos desenvolver a criatividade, pensamento critico, resiliência e a comunicação de 100 jovens (13 – 18 anos) de Sintra e Guarda, capacitando-os para serem agentes de mudança na comunidade, através de diferentes talentos que aprendem.
Uma Escola de Superpoderes é um espaço onde grupos de aprendizes aprendem diferentes talentos com mentores voluntários, sendo que através das diversas atividades desenvolvem competências sociais para transformarem a sua comunidade. Estas Escolas podem funcionar em qualquer lado: numa escola, em organizações, num lar de acolhimento, num hospital, num bairro social ou até mesmo numa prisão. Cada Escola de Superpoderes tem dois ingredientes fundamentais: Mentores e Aprendizes. Iremos também promover a literacia em saúde mental de forma a diminuir o estigma da doença mental. Pretendemos assim identificar os talentos de cada um e colocá-los ao serviço da comunidade através do Payback – devolver à comunidade tudo aquilo que se aprendeu, minimizando ou resolvendo um problema identificado ao longo do
tempo.
Esta Academia Gulbenkian do conhecimento, recorre à metodologia de referência Escola de Superpoderes, pretendendo ter um impacto a longo prazo nos participantes, incluindo mentores, para uma maior participação social e construção de uma sociedade mais inclusiva.
Esperamos poder contar com o seu apoio para, em conjunto, conseguirmos alcançar cada vez mais pessoas e um maior impacto nas atividades que desenvolvemos.
Contamos com consigo e com o seu apoio!
Para mais informações: fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt
Nos termos previstos na Lei, todos os donativos feitos à Fundação Bento Menni são passíveis de dedução à coleta. No caso de particulares, o donativo é dedutível à coleta do IRS, nos termos do artigo 63.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF). No caso das empresas, o donativo é considerado como custo do exercício, ao abrigo da alínea e) do nº3 do artigo 62 do Estatuto dos Benefícios Fiscais. Caso pretenda recibo para dedução fiscal, envie por favor um email para fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt com os seguintes dados: comprovativo, nome, morada e número de contribuinte.