COMO SER AMIGO DA
FUNDAÇÃO BENTO MENNI
Ser amigo da Fundação Bento Menni significa querer promover a capacitação e prevenção em saúde e consequentemente o desenvolvimento de sociedades mais saudáveis, inclusivas e promotoras da saúde mental.
Pode aderir aqui e apoiar as atividades do programa.
Tem por finalidade contribuir com apoio financeiro ou outro para desenvolvimento dos serviços prestados pelas Irmãs Hospitaleiras em Angola e Moçambique. Anualmente são acompanhadas, através de consultas, apoio domiciliário, programas de reabilitação psicossocial, entre outros serviços, milhares de pessoas com doença mental e/ou deficiência nestes países. Na sua maioria, são pessoas em situação de grande vulnerabilidade social e com poucas condições económicas para suportar os custos dos serviços. Assim, poderá optar por doar refeições, apoio para a frequência escolar, sessões de fisioterapia e terapia da fala, medicamentos, produtos de apoio, entre outros.
Se optar por apoiar esta área estará a contribuir para o desenvolvimento de novos projetos nos centros das Irmãs Hospitaleiras no mundo. A manutenção e inovação da prestação de serviços de saúde mental nos países em desenvolvimento é um enorme desafio. Existem imensas necessidades e formas identificadas de responder às mesmas, mas faltam os fundos para o desenvolvimento de novos projetos. Assim, ao apoiar esta área estará a contribuir para a criação de novas respostas às necessidades emergentes identificadas. O seu contributo, aliado ao financiamento obtido com a elaboração de candidaturas, permitirá fazer crescer ainda mais esta Missão!
Os contributos nesta área serão direcionados sobretudo para a intervenção da Fundação Bento Menni, em Portugal, na área da prevenção da saúde mental, através da promoção de estilos de vida saudáveis em todas as idades, que levem à diminuição de situações de risco psicossocial, mas também ao maior conhecimento e capacitação na área da saúde mental. Pretendemos a melhoria da saúde mental de pessoas de todas as idades e a diminuição do estigma da doença mental em Portugal. Incluídos neste âmbito estão projetos em escolas e junto de outros públicos, a realização de webinars e dinamização de atividades junto da comunidade. Ao contribuir para estas áreas de intervenção da Fundação estará a ser uma parte ativa na concretização da Agenda 2030, da ONU, nomeadamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: #1 Erradicar a pobreza, #3 Saúde de Qualidade e #4 Educação de Qualidade.
NO STRESS
O projeto NO STRESS é um projeto cofinanciado pela Direção-Geral de Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental, na área da saúde mental da infância e adolescência, mais especificamente na área da Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Perturbação de Stresse Pós-Traumático (PSPT) em Meio Escolar.
Na maioria dos países, as diversas autoridades administrativas procederam ao encerramento das instituições educativas com o propósito de atenuar a proliferação da COVID-19 (UNESCO, 2020 como referido por Flores etal., 2021) e o mesmo originou múltiplas repercussões sobre milhões de estudantes de idades e níveis de escolaridade distintos (Flores et al., 2021).
O projeto apresentado tem como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens, através da promoção, em meio escolar (1º, 2º, 3º ciclos e secundário), da sua saúde mental, prevenindo o desenvolvimento de stress pós-traumático associado à pandemia Covid-19. Para atingirmos este objetivo consideramos fundamental aumentar o conhecimento sobre os
sentimentos e pensamentos negativos associados à pandemia COVID-19; promover a autorregulação das emoções e a esperança garantindo a aquisição de estratégias de coping.
Outra componente essencial da intervenção incide na promoção do envolvimento das famílias e da comunidade educativa na promoção da saúde mental em crianças e adolescentes, através da sua capacitação para a deteção precoce de sinais de sofrimento mental e aumento do acesso a respostas de apoio.
O projeto visa assim intervir junto de 511 crianças e adolescentes (1º, 2º, 3º ciclos e secundário – cerca de 10 turmas/região) e 250 familiares e profissionais da comunidade educativa.
Esperamos poder contar com o seu apoio para, em conjunto, conseguirmos alcançar cada vez mais pessoas e um maior impacto nas atividades que desenvolvemos.
Contamos consigo e com o seu apoio!
Para mais informações: fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt