PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL

As diferentes perturbações mentais são, hoje em dia, uma das principais causas de sofrimento e incapacidade, tanto para os que as experienciam como para os seus familiares. A probabilidade de qualquer pessoa vir a sofrer de uma perturbação mental ao longo da vida é superior a 25%, o que tem um grande impacto quer nas pessoas individualmente, quer na sociedade em geral. Atualmente, a psiquiatria, conta com diversas opções terapêuticas que permitem aliviar o sofrimento causado pelas perturbações mentais e reduzir o seu impacto.

É a principal área de intervenção e especialização das Unidades das Irmãs Hospitaleiras, onde se disponibilizam cuidados especializados e integrais às pessoas com doença mental e às suas famílias.

A estrutura de serviços procura responder às várias fases da doença: na prevenção, na crise aguda e na continuidade de cuidados. Desenvolvemos programas clínicos e de reabilitação em diferentes áreas: tratamento farmacológico, intervenção psicoterapêutica, de estimulação e reabilitação.

Neste processo terapêutico estão comprometidas equipas multidisciplinares clínicas e técnicas, que proporcionam um acompanhamento permanente e adequado. O objetivo é contribuir com um plano terapêutico individualizado para a recuperação da pessoa e do seu projeto de vida com dignidade e qualidade.

SERVIÇOS
ESPECIALIZADOS

Consultas: Psiquiatria, Perturbação Bipolar, Depressão, Perturbação de Ansiedade/Pânico, Psicoses, Medicina do Sono e Perturbação de Hiperatividade com Deficit de Atenção (PHDA) no Adulto.

Ambulatório: Eletroconvulsivoterapia (ECT) e Estimulação Magnética Transcraneana (EMT).

Internamento, Hospital de Dia e Unidades Residenciais

Intervenção Comunitária: Estruturas de reabilitação comunitária, equipas de intervenção domiciliária e Gabinete de Intervenção Comunitária em Saúde Mental (GIC).