As perturbações Psicóticas são perturbações mentais, em que a pessoa perde parcial ou totalmente o contacto com a realidade.
Podem manifestar-se sob a forma de delírios, alucinações, discurso desorganizado ou comportamentos bizarros. São afeções que exigem intervenção psiquiátrica urgente e especializada.
Os sintomas psicóticos podem surgir de forma aguda ou insidiosa, e podem estar associados à esquizofrenia, à perturbação esquizoafetiva, a episódios psicóticos breves, ao consumo de substâncias psicoativas, ou outros quadros psiquiátricos.
Nestas perturbações, a intervenção precoce e estruturada é fundamental e determinante para o controlo da sintomatologia e a recuperação.
Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maior a probabilidade de recuperação da funcionalidade e integração social.
Ao ignorarem os sintomas ou adiarem o acompanhamento, as pessoas poderão comprometer gravemente a sua qualidade de vida.
No Instituto das Irmãs Hospitaleiras, o acompanhamento das perturbações psicóticas é realizado por equipas clínicas experientes, com uma abordagem multidisciplinar, humanizada e especializada em saúde mental grave.
A psicose tem tratamento e o acesso ao cuidado é o primeiro passo para a recuperação.
Unidades de saúde hospitaleiras com Consulta de Psicose
As Irmãs Hospitaleiras disponibilizam consultas de Psicose em sete unidades de saúde, distribuídas estrategicamente pelo território nacional:
Marque uma Consulta numa unidade de saúde hospitaleira
Marcar