Aquamentia©: Inovação em Intervenção Psicomotora Aquática para Idosos com Demência
A Universidade de Évora, através do seu Departamento de Desporto e Saúde, está a conduzir um estudo de investigação pioneiro em Portugal sobre o impacto da intervenção psicomotora em meio aquático, baseado num programa dos Países Baixos, destinado principalmente a pessoas idosas com demência. Este programa, denominado Aquamentia©, visa proporcionar benefícios cognitivos, físicos, sociais e emocionais aos seus participantes. Fundado nas metodologias Halliwick, Ai Chi e Watsu, o Aquamentia© utiliza técnicas terapêuticas aquáticas para promover mobilidade, relaxamento e bem-estar geral. O projeto de investigação é da responsabilidade das docentes e investigadoras do Comprehensive Health Research Centre Prof. Ana Rita Matias, Prof. Ana Morais e Prof. Graça Santos.
Este projeto de investigação é desenvolvido em parceria com a Área de Envelhecimento e Demências das Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra e destina-se a pessoas com mais de 55 anos com diagnóstico de demência. As sessões decorrem em meio aquático, são bissemanais e têm a duração de aproximadamente 45 minutos. Visam melhorar a flexibilidade, força e resistência, o bem-estar emocional e cognitivo.
Sofia Rosado, psicomotricista responsável pela implementação do projeto nas Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra, destacou que o programa foi recebido de forma muito positiva pelas pessoas com demência devido ao contexto inovador desta intervenção. “Não obstante o receio inicial devido à falta de equilíbrio e contacto com a água, tem-se observado em todos os sujeitos uma progressiva familiarização e aceitação do ambiente”. Acrescenta, também, que muitos participantes relatam que a intervenção no meio aquático lhes permite realizar atividades que há muitos anos já não faziam e manifestam o desejo de continuar com as atividades em meio aquático após o término do projeto.
A experiência com este projeto tem mostrado resultados promissores ao nível da qualidade de vida e da satisfação dos beneficiários, sublinhando-se assim a importância de abordagens terapêuticas diversificadas e centradas na pessoa para um cuidado humanizado e de excelência à pessoa com demência. Os resultados positivos alcançados até agora constituem um forte impulso para a expansão do programa e a integração das suas atividades nos programas multimodais da Área de Envelhecimento e Demências da nossa instituição.
As expectativas para o futuro do Aquamentia© incluem garantir a replicabilidade e escalabilidade do programa em diferentes contextos e instituições.