Assembleia de Leigos Hospitaleiros reúne-se em Lisboa para refletir sobre identidade e missão

Hoje, 25 de setembro, decorre nas Irmãs Hospitaleiras Lisboa a Assembleia de Leigos Hospitaleiros, promovida pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. O encontro reúne mais de 80 participantes de 13 grupos de norte a sul do país, num dia marcado pelo acolhimento, oração, reflexão e partilha.

Sob o tema “Identidade de Leigo Hospitaleiro”, a assembleia é um espaço de encontro para os homens e mulheres que, lado a lado com as Irmãs, partilham a missão de viver e difundir a hospitalidade, em especial junto de quem mais sofre.

Com mais de 20 anos de caminho em Portugal, os Leigos Hospitaleiros são hoje presença viva da corresponsabilidade na missão. Como refere o Documento do XXII Capítulo Geral da Congregação, “a participação corresponsável desafia-nos a promover processos capazes de estruturar a identidade hospitaleira a todos os níveis da Instituição, cuidando daqueles que desempenham a missão e fortalecendo a cultura da Hospitalidade”.

Para Cláudia Antunes, Coordenadora da Identidade e Pastoral da Saúde das Irmãs Hospitaleiras Portugal, “esta assembleia é mais do que um encontro: é um marco no caminho de partilha, identidade e compromisso. A corresponsabilidade é expressão de um mesmo carisma que une Irmãs, Colaboradores e Leigos, todos chamados a testemunhar a misericórdia e a esperança junto de quem mais sofre.”

Sublinha ainda que “os Leigos Hospitaleiros são um rosto vivo e indispensável desta missão, trazendo para dentro das comunidades a força da sua fé, da sua experiência e da sua dedicação. A sua presença enriquece a família hospitaleira e abre caminhos para que mais pessoas possam juntar-se a este projeto de cuidado e esperança.”

Assista ao testemunho de Cláudia Antunes, onde partilha o significado desta assembleia e o papel inspirador dos Leigos Hospitaleiros na missão da hospitalidade:

 

Este encontro é também um momento de preparação para a celebração dos 25 anos dos Leigos Hospitaleiros em Portugal, a assinalar em 2027, e um passo importante para reforçar o compromisso de ser fermento de hospitalidade no mundo.

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas