XXII Capítulo Provincial . Domingo, 6 de outubro
O ÚLTIMO DIA – Hoje terminou o Capítulo provincial na Casa de Saúde da Idanha. Neste dia, relemos o documento programático que, todos, Irmãs, Colaboradores e Leigos, fomos elaborando ao longo de uma semana de trabalho. Também recebemos inspiração do que as pessoas assistidas nos disseram previamente. Na manhã deste último dia, domingo 6 de outubro, aprovámos a Programação provincial para o próximo sexénio e expressámos o nosso compromisso esperançado, que será um motor para concretizar os sonhos e desejos em ações.
Este é o último dia que se une ao primeiro de uma nova etapa. Começámos um novo itinerário de revitalização e reestruturação da nossa vida e missão. Juntos, como comunidade hospitaleira, vamos impulsionar os novos dinamismos que nos orientarão no serviço qualificado e carismático às pessoas a quem servimos e farão de nós uma instituição de referência na Igreja e no mundo da saúde mental
O PRIMEIRO DIA – Depois da sessão de encerramento, em que a Irmã Idília Carneiro, Superiora geral, nos convidou a viver com alegria e esperança esta nova época de vida hospitaleira, a Irmã Paula Carneiro, Superiora provincial eleita, dirigiu umas palavras à assembleia, estimulando-nos a entrar no primeiro dia do novo sexénio com entusiasmo e decisão, sabendo que, JUNTOS SOMOS MAIS, e poderemos dar à Hospitalidade um rosto rejuvenescido.
O último ato capitular foi a celebração da Eucaristia dominical, presidida pelo senhor Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, que, por sua vez nos instou a ser fiéis ao nosso carisma, que é uma riqueza ímpar na Igreja em favor das pessoas mais carenciadas e doentes.
Partimos para as nossas comunidades e lugares de vida e missão, felizes e decididas a colaborar ativamente para o maior bem da vida e missão hospitaleira. A Programação elaborada chegará depois da aprovação do Governo geral.