XXII Capítulo Provincial . Quarta, 2 de outubro
CONFUSÃO NA SALA – Parece uma sala desarrumada, mas «nem sempre o que parece é». Hoje somos muitos: colaboradores e irmãs debruçados sobre as Linhas Nucleares III e IV do XXII Capítulo geral. Trabalhámos em 7 comunidades de discernimento, dispostas em semicírculo no auditório da Idanha. Com o método da conversação espiritual, fomos refletindo, discernindo e identificando os objetivos provinciais prioritários para os próximos seis anos.
COISAS NOVAS – Enquanto os 7 secretários unificavam as propostas das comunidades de discernimento, os restantes participantes tiveram oportunidade de partilhar iniciativas ou coisas novas dos próprios centros, que despertam criatividade e servem de espelho para outros. A seguir, a assembleia escutou a síntese da programação para as Linhas Nucleares III e IV, sabendo que os objetivos serão, ainda, perfilados e ajustados à realidade.
CONTEMPLAÇÃO DO ÍCONE – O dia terminou com uma celebração na capela de S. Bento Menni. As dinâmicas e os símbolos utilizados levaram-nos a contemplar o ícone do Coração de Jesus Hospitaleiro e desafiaram-nos a fortalecer os vínculos identitários que nos congregam num único corpo institucional.
Depois do jantar ainda houve energia para alguns momentos de distensão e convívio festivo, com jogos, teatro e canção à mistura. Amanhã haverá mais vida para além desta.