XXII Capítulo Provincial . Sábado, 5 de outubro
REMEXER AS BRASAS – O dia 5 de outubro foi dedicado pelo Capítulo provincial a rever o esboço de programação para o próximo sexénio. Primeiro, individualmente, depois nas pequenas comunidades de discernimento, foram revistos e perfilados os objetivos provinciais propostos em cada uma das Linhas Nucleares. Remexemos as brasas que tinham sido ateadas pelas irmãs, e bem sopradas pelos colaboradores e leigos que participaram na Assembleia. Uma vez introduzidas as sugestões de melhoramento no documento programático, este será relido e aprovado pelas capitulares.
Neste dia estabelecemos ligação via online com a Irmã Marie Elisabeth Ngo Mbouck, que coordena o processo de revitalização e reestruturação da Congregação em África, para conhecer os passos dados e as perspetivas de futuro, no que diz respeito, principalmente, às comunidades e obras apostólicas que se situam em Moçambique e Angola, atualmente dependentes da Província de Portugal.

E AGORA? – Que vai acontecer a seguir? A Congregação vai crescendo e desenvolvendo positivamente a missão hospitaleira em África. Prevê-se que o programa de reestruturação se concretize até 2025. Tem havido um investimento significativo em formação das irmãs e comunidades, reorganização das obras e gestão dos escassos recursos económicos. Temos a nosso favor o sentimento de formarmos um só corpo, o reconhecimento da riqueza da interculturalidade e o sonho de expandir a missão hospitaleira para novos lugares do mundo, especialmente onde o sofrimento, a marginalização e a pobreza são mais gritantes. O agora feito com o esforço de todos projetará um futuro novo para a Hospitalidade em África.