Em idade avançada a maioria das pessoas reduz a participação na comunidade, podendo originar sentimentos de solidão e desvalorização, com efeitos ao nível da integração social e familiar, da saúde física e mental. Urge a importância de intervir com a população idosa com o intuito de prevenir perdas e manter e melhorar competências cognitivas e psicomotoras, promovendo a sua funcionalidade e qualidade de vida.

 

A Câmara Municipal de Cascais tem contribuído muito positivamente, para a concretização deste tipo de respostas inovadoras, permitindo às Irmãs Hospitaleiras Parede | Cascais desenvolverem projetos na Comunidade, com vista a uma resposta integrada e especializada no âmbito da prevenção da saúde mental e reabilitação de pessoas com perturbações neurodegenerativas.

 

O projeto Estimulando dá resposta a pessoas idosas com deterioração cognitiva ligeira/moderada, alterações psicomotoras, realizando-se com periodicidade bissemanal, sendo que as técnicas intervêm no domicilio da pessoa assistida.

 

O projeto Ginásio Cerebral Sénior Comunitário de Cascais (GCSC), tem como objetivo a prevenção da doença mental e quadros ligeiros de deterioração cognitiva, bem como o combate ao isolamento social, sendo que se desenvolve em grupos num espaço comunitário sediado na Parede. Os grupos constituem-se no máximo por 8 pessoas e as sessões são também dinamizadas com periodicidade bissemanal.

 

Neste projeto, mensalmente são desenvolvidas sessões de literacia em saúde mental, sendo os temas relacionados com a saúde mental no idoso, e também propostos pelos próprios participantes, e familiares envolvidos. As sessões são realizadas com apoio de técnicos de varias áreas da saúde, de acordo com o tema planificado.

 

A metodologia utilizada em ambos os projetos é semelhante: A Pessoa é sujeita a avaliação neuropsicológica, estabelece-se um plano de intervenção cognitiva e psicomotora de acordo com as necessidades individuais, e depois as sessões quer individuais (projeto estimulando), quer de grupos (projeto GCSC), são desenvolvidas por técnicas Psicomotricistas, sendo o acompanhamento de ambos os projetos da responsabilidade da coordenadora dos mesmos.

 

Em termos de resultados, ambos os projetos têm tido um impacto muito positivo, quer pela avaliação dos munícipes, quer pela sua adesão. Em 2025, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais a equipa do Estimulando foi aumentada duplicando a sua capacidade assistencial, no sentido de podermos dar resposta a mais casos em domicilio (30 casos). Até ao momento, o projeto Ginásio Cerebral já apoiou 114 pessoas.

 

A Coordenadora dos Projetos,

Paula Agostinho – Neuropsicóloga

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas