Decorreu ontem, dia 22 de Maio nas Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra, a apresentação pública dos resultados do projeto “Reabilitação Cognitiva com Robot PePe”. Este é um projeto de Inovação Social que visa a promoção do envelhecimento saudável e o combate ao isolamento social através de intervenções de reabilitação cognitiva com recurso à gamificação e realidade aumentada.
Este projeto foi uma iniciativa das Irmãs Hospitaleiras Idanha Sintra em parceria com o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico e foi financiado pelo Portugal Inovação Social ao abrigo do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, com os investidores sociais E-Social e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A sessão de abertura contou com a presença da Irmã Idília Carneiro, Vice-Presidente do Instituto das Irmãs Hospitaleiras Portugal, Eduardo Quinta Nova, Vereador Câmara Municipal de Sintra, Vera Egreja Barracho, Assessoria Estratégica e Projetos Especiais e Representante Regional AML Portugal Inovação Social, Paulo Amorim, Direção Comercial da Economia Social e do Setor Público do Banco Montepio, Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Teresa Maia Correia, Coordenadora Regional de Saúde Mental da ARS LVT.
Além da apresentação dos resultados a cerimónia contou com um painel temático sobre Intervenções Inovadoras no Envelhecimento Saudável e Demência, com a presença de oradores de excelência que apresentaram e discutiram o papel das tecnologias nesta área.
O encerramento foi da responsabilidade da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que nos honrou com a sua presença nesta importante cerimónia.
Irmãs Hospitaleiras
A Ciência de Cuidar