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Exercogs®

Exercogs® Uma ferramenta inovadora para a prevenção da Demência

As recentes pesquisas destacam a importância das soluções tecnológicas para a eficácia das intervenções preventivas destinadas a retardar o declínio cognitivo e a melhorar a qualidade de vida das pessoas em risco de desenvolver demência, reconhecendo assim a necessidade urgente de abordagens inovadoras baseadas em tecnologia para a longevidade e prevenção da demência (Johnson, C. et al., 2023; Smith, J. et al., 2023).

Os Exercogs® são uma ferramenta inovadora desenvolvida para fazer face ao desafio social global da demência, que afeta indivíduos em todo o mundo. Consistem numa solução terapêutica enquadrada nos programas de prevenção da demência, com incidência em fatores de risco modificáveis (Livingston, G. et al., 2020). Esta ferramenta integra exercício físico, exercício cognitivo e interação social numa única atividade e foi concebida por uma equipa multidisciplinar da Área de Envelhecimento e Demências das Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra em parceria com uma academia, o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico.

Método

O desenvolvimento desta ferramenta terapêutica seguiu as seguintes fases:

  1. Pesquisa e Planeamento: avaliação das necessidades da população alvo e levantamento de soluções disponíveis no mercado;
  2. Ideação e Desenvolvimento de Conceito: definição de objetivos terapêuticos; seleção do tipos de estímulos; idealização de cenários de jogos, áreas cognitivas e motoras;
  3. Desenho e Prototipagem: programação de videojogos e implementação de técnicas de gamificação;
  4. Testagem e Avaliação: testagem dos protótipos e mecânicas de interação com um grupo de utilizadores e realização de testes de usabilidade;
  5. Validação Científica: estudo experimental com avaliação pré e pós-teste, com uma amostra de 204 indivíduos com idade ≥ 65 anos (x̅=78,79; σ=8,049);
  6. Manutenção e Melhoria: a solução está a ser utilizada em estudos piloto em diferentes instituições em Portugal para avaliação e melhoria contínua.

 

Resultados

Os Exercogs® consistem em 4 jogos focados nas áreas mais perecíveis do envelhecimento saudável e patológico. Esta solução trabalha simultaneamente 3 domínios: 1) domínio cognitivo: estimulação da atenção, memória e funções executivas (raciocínio, planeamento, controlo inibitório, flexibilidade cognitiva, tomada de decisão); 2) domínio físico: promoção da mobilidade, coordenação motora e equilíbrio; 3) domínio social: fortalecimento de competências sociais gerais.

Cada um dos 4 jogos tem diferentes níveis de dificuldade que permitem adaptar a experiência de jogo às capacidades motoras e cognitivas dos utilizadores.

Figura 1 – Cenário dos quatro jogos | Exercogs®
Figura 1 – Cenário dos quatro jogos | Exercogs®

Os Exercogs® são jogados em grupo, com um cenário de jogo especialmente desenhado para promover a interação social, permitindo desta forma a criação de conexões saudáveis entre os idosos, fundamentais para a sua saúde mental e emocional. Os Exercogs® são gamificados e utilizam realidade aumentada para aumentar o a motivação e adesão à tarefa.

Figura 2 - Benefícios dos Exercogs® Figura 3 – Cenário de Intervenção visto de cima
Figura 2 – Benefícios dos Exercogs®
Figura 3 – Cenário de Intervenção visto de cima

No estudo de validação científica desta ferramenta foram obtidas melhorias estatisticamente significativas em todos os domínios avaliados ao comparar os resultados dos participantes pré e pós intervenção com os Exercogs®:

  • Domínio Cognitivo [t(203) =-19.298; p<.001; d=1,92] – Exame Cognitivo de Addenbrook – Revisto
  • Domínio Afetivo [t(203) =7,673; p<.001; d=0,76] – Escala de Depressão Geriátrica
  • Domínio Social [t(203) =-6,242; p<.001; d=0,62] – Escala de Satisfação com o Suporte Social
  • Domínio Funcional [t(203) =-3,244; p<.001; d=0,32] – Índice de Barthel
  • Qualidade de Vida [t(203) =-10.788; p<.001; d=1,08] – OMS (WHOQOL-Bref)

Discussão

Foram observados benefícios significativos para a saúde entre os utilizadores, especialmente no domínio cognitivo e qualidade de vida. Estes resultados sugerem a eficácia dos Exercogs® em programas de prevenção da demência.

Ao integrarem tecnologia, os Exercogs® tornam possível promover de forma mais eficaz o envolvimento e motivação dos participantes, bem como aumentar a literacia tecnológica em adultos mais velhos, promovendo confiança e autonomia no uso de dispositivos digitais, que podem produzir efeitos positivos mais amplos na vida diária e independência.

Os resultados desta investigação destacam, ainda, a importância de intervenções impulsionadas pela tecnologia para promover a resiliência cognitiva e melhorar a qualidade de vida.

Conclusão

A aliança entre a clínica e a academia é crucial para resolver os desafios da longevidade e criar soluções tecnológicas que respondam às novas necessidades de saúde.

O recurso às novas tecnologias na intervenção em saúde gera altos níveis de adesão e motivação entre os idosos, assim como entre os profissionais de saúde.

Os Exercogs® são uma solução tecnológica que demonstrou benefícios para a saúde na validação clínica, sendo benéfica a sua inclusão em programas de prevenção/reabilitação na demência.

Os Exercogs® são uma solução tecnológica promissora que utiliza gamificação com suporte clínico para prevenir a demência!


Referências
Johnson, C., et al. (2023). The Multifaceted Impact of Technology on Cognitive, Physical, and Social Stimulation. Journal of Technology and Human Development, 15(2), 123-145.
Livingston, G. et al. (2020). Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission. The Lancet Commissions, 396 (10248), 413-446.
Smith, J., et al. (2023). Innovative Approaches and Technology-Supported Interventions in Dementia Prevention: A Review. Journal of Aging and Neurocognitive Disorders, 7(2), 89-105.

 

Os exercogs são um output do projeto Reabilitação Cognitiva com Robot Pepe

https://inovacaosocial.portugal2020.pt/project/reabilitacao-cognitiva-com-robot-pepe

 

 

Exercogs® (EN)

Introduction

Recent research underscores the significance of technological solutions in facilitating effective and preventive interventions aimed at delaying cognitive decline and enhancing the quality of life for individuals at risk, thereby acknowledging the pressing need for innovative, technology-based approaches in longevity and dementia prevention (Johnson, C. et al., 2023; Smith, J. et al., 2023).

Exercogs® is an innovative tool developed to address the global social challenge of dementia, impacting individuals worldwide. It serves as a therapeutic solution within dementia prevention programs, targeting modifiable risk factors (Livingston, G.  et all, 2020). This tool integrates physical exercise, cognitive skills, and social interaction into a single activity, conceived through a partnership between clinic and academia.

This tool was developed by a multidisciplinary team specializing in aging and dementia from the Sisters Hospitallers Idanha | Sintra in collaboration with an academic institution, the Institute of Systems and Robotics at Instituto Superior Técnico.

 

Methods

The development of this therapeutic tool followed these phases:

  1. Research and Planning:  Assessment of senior’s needs; survey of market solutions;
  2. Ideation and Concept Development: Definition of therapeutic objectives; selection of stimulus types; Idealization of game scenarios, cognitive and motor areas;
  3. Design and Prototyping: Programming video games; implementation of gamification techniques;
  4. Testing and Evaluation: Testing the prototypes and interaction mechanics with a group of users; usability testing;
  5. Scientific validation: Experimental study with pre and post-test assessment, with a sample of 204 subjects aged ≥ 65 years old (x̅=78,79; σ=8,049);
  6. Maintenance and improvement:  The solution is being used in pilot studies in different institutions in Portugal for evaluation and continuous improvement.

Results

Exercogs® consists of 4 games that focus on the most perishable areas of healthy and pathological ageing. This solution works 3 domains simultaneously: 1) Cognitive domain stimulates attention, memory and executive functions (reasoning, planning, inhibitory control, cognitive flexibility, decision-making); 2) Physical domain allows for work on mobility, motor coordination and balance; 3) Social domain allows for development of general social skills.

Each of the 4 games has different levels of difficulty that allow the gaming experience to be adapted to the motor and cognitive abilities of the users.

Fig. 1 – Exercogs® Game Scenarios

It is worth emphasizing that these games are played in group within a game scenario specially designed to promote social interaction, allowing the creation of healthy connections between older people that are fundamental for their mental and emotional health. In addition, the Exercogs® are gamified and use augmented reality to increase engagement.

Figura 2 - Benefícios dos Exercogs® Figura 3 – Cenário de Intervenção visto de cima
Figura 2 – Benefits of Exercogs®
Figura 3 – Intervention Scenario Viewed from Above

In the scientific validation study, statistically significant improvements were obtained in all evaluated domains when comparing the participants’ results before and after the intervention with a program using Exercogs®:

  • Cognitive Domain [t(203) =-19.298; p<.001; d=1,92] – Addenbrook’s Cognitive Examination – Revised
  • Affective Domain [t(203) =7,673; p<.001; d=0,76] – Geriatric Depression Scale
  • Social Domain [t(203) =-6,242; p<.001; d=0,62] – Social Support Satisfaction Scale
  • Functional Domain [t(203) =-3,244; p<.001; d=0,32] – Barthel Index
  • Quality of Life[t(203) =-10.788; p<.001; d=1,08] – OMS (WHOQOL-Bref)

Discussion

Notable health benefits were observed among users, particularly in cognitive function and quality of life. These findings indicate the potential effectiveness of Exercogs® in dementia prevention programs.

By integrating technology into this therapeutic solution, Exercogs® achieve more effectively promote patient engagement and motivation.

Furthermore, Exercogs® enhance technological literacy in older adults, promoting confidence and autonomy in digital device usage, potentially leading to broader positive effects on daily life and independence.

Overall, these results highlight the importance of technology-driven interventions for promoting cognitive resilience and improving quality of life.

Conclusion

The alliance between the clinic and academia is crucial for solving the challenges of longevity and creating technological solutions that respond to new health needs.

The use of new technologies in health intervention generates high levels of adherence and motivation among older adults, as well as among health professionals.

Exercogs® is a technological solution that has demonstrated health benefits in clinical validation and could be beneficial to include in dementia prevention programs.

Exercogs® are a promising technological solution that uses gamification with clinical support to prevent dementia!


References

Johnson, C., et al. (2023). The Multifaceted Impact of Technology on Cognitive, Physical, and Social Stimulation. Journal of Technology and Human Development, 15(2), 123-145.

Livingston, G. et al. (2020). Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission. The Lancet Commissions, 396 (10248), 413-446.

Smith, J., et al. (2023). Innovative Approaches and Technology-Supported Interventions in Dementia Prevention: A Review. Journal of Aging and Neurocognitive Disorders, 7(2), 89-105.

 

The exercogs are an output of the Cognitive Rehabilitation with Robot Pepe project.

https://inovacaosocial.portugal2020.pt/project/reabilitacao-cognitiva-com-robot-pepe

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