Procurar
Close this search box.

Família Hospitaleira

Convidamo-vos a conhecer a Ir. Idília Moreira Carneiro, a nossa nova Superiora Geral, que exercerá o cargo até 2030, eleita no XXII Capítulo Geral.

Natural de Moçambique, a Ir. Idília Maria Moreira G. Carneiro tem um sólido percurso académico e profissional. Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa, tem um Mestrado em Espiritualidade e Ética na Saúde e uma Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos. Antes de ser eleita Superiora Geral, desempenhou o cargo de Vigária Provincial na Província de Portugal.

 

Como encara este novo cargo?

Como dom da misericórdia de Deus que me chama a servir e amar a Congregação, confiando-lhe tudo o que Ele mesmo me deu. Também iluminada e fortalecida pelo lema do nosso último encontro: Revesti-vos de sentimentos de misericórdia e de uma atitude de confiança e de fé. Consciente da minha pequenez, mas acreditando que Deus, que sempre nos precede na vida, iluminará e conduzirá a Congregação segundo a sua vontade.

Vivo-a também confiando na comunhão fraterna e orante de todas as irmãs da congregação e no empenho da família hospitaleira, que caminha junta pelos caminhos da hospitalidade que a Igreja e o mundo nos pedem hoje, seguindo Jesus compassivo e misericordioso na sua missão curadora.

E com abertura e docilidade ao Espírito, neste serviço de animação e governo da Congregação realizado com as Irmãs do Governo Geral, permitindo que o Deus que nos escolheu purifique os nossos corações e os transforme segundo os seus planos, sabendo que Ele levará a bom termo a obra iniciada”.

 

 

Quais são os principais desafios que enfrenta como Superiora Geral?

 

“A primeira é acolher o amor e a fidelidade de Deus, que olha com ternura para a congregação, e com ele ser co-criadores de hospitalidade. Sempre a partir do olhar misericordioso de Deus. Além disso, esta misericórdia cura e gera comunhão, abre-nos a horizontes de amor ilimitado e universal, é expressão da Igreja samaritana de Jesus e compromete-nos a viver e a proclamar a sua força evangelizadora. Assim se resumem os grandes dinamismos da hospitalidade para o sexénio que agora iniciamos.

Conscientes de que somos apenas instrumentos da sua ação, como corpo congregacional queremos reforçar a fidelidade carismática e o sentido de missão da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus na Igreja e no mundo, testemunhando a esperança e a proximidade de Deus à humanidade sofredora.”

 

 

Como foi o XXII Capítulo Geral em Roma?

“O Capítulo é um tempo especial do Espírito que nos abre ao seu dinamismo criativo e nos ilumina para discernir os desafios a que hoje, como Congregação, devemos responder com audácia, esperança e sentido de corpo institucional. Foi um tempo de graça, vivido em profunda comunhão e oração a nível de toda a Congregação e de harmonia eclesial. O encontro com o Papa Francisco, que nos desafiou a ousar, a correr riscos e a deixarmo-nos interpelar pelas novas pobrezas do nosso tempo – que são muitas! E a viver com um sorriso e alegria no coração.

 

Destaco também uma forte experiência do caminho sinodal, que nos conduz por caminhos que percorremos juntas – irmãs, colaboradoras e leigos – em corresponsabilidade, continuando a obra dos nossos fundadores: Benito Menni, María Josefa Recio e María Angustias Giménez. Um novo Pentecostes!”.

 

Obrigada, Ir. Idília, pelo seu testemunho!

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas