Procurar
Close this search box.

Fisioterapia: Reabilitar em Saúde Mental

A Fisioterapia tem como objetivo principal devolver, manter ou restaurar o movimento, quando este se encontra disfuncional condicionando as atividades básicas de vida diária e/ou a atividade profissional da pessoa, pretendendo torná-la o mais funcional e autónoma possível dentro da sua condição de saúde.

 

Nas patologias relacionadas com o foro psíquico e mental, a fisioterapia desempenha um papel relevante e fundamental, não só por alterações provocadas pela medicação, mas também consequência das próprias patologias de base. É frequente o aparecimento de alterações posturais, de equilíbrio, no padrão de marcha, aumento do risco de quedas – resultando por vezes em traumatismos – e síndromes de imobilidade. Podem ainda surgir sintomas neurológicos associadas a distúrbios psíquicos – alterações do movimento, alterações a nível cognitivo, entre outros.

 

Na Casa de Saúde do Bom Jesus, assim como em todas as Unidades de Saúde dirigidas pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, o Modelo Assistencial e Pedagógico baseia-se na centralidade da pessoa, no respeito e defesa da sua dignidade, numa abordagem integral, personalizada e interdisciplinar, que tem por objetivo a sua reinserção na sociedade. Fiéis a este princípio, não nos preocupamos apenas com a patologia de base que traz as pessoas até nós, mas inquietam-nos todos os aspetos que a façam sofrer…

 

Inserido numa equipa interdisciplinar, e com mais de 20 anos de experiência, o serviço de fisioterapia dispõe de 3 utentes do longo internamento que colaboram no serviço, 1 médica fisiatra e 4 fisioterapeutas que intervêm em 4 contextos diferentes: classes de movimento em grupo que procuram fomentar um estilo de vida ativo, dinâmico e relacional através do exercício terapêutico. Buscam a melhoria de capacidades como a mobilidade articular, a força muscular, o equilíbrio e coordenação corporal comprometidas com o envelhecimento/sedentarismo/ imobilidade. Têm uma atuação através da prevenção primária e/ou secundária.; em ginásio, em contexto de unidade/internamento assim como no apoio domiciliário em demências proporcionamos um apoio individualizado que atenta nas necessidades específicas de cada pessoa e das suas características. O objetivo é combater alterações específicas da doença como a dor, a fraqueza muscular, a rigidez articular, as alterações de equilíbrio e da mobilidade, bem como potenciar a força, a flexibilidade, a coordenação e sobretudo maximizar a relação entre o físico e o mental e, de um modo geral, aumentar a funcionalidade e a qualidade de vida.

 

Sentimos enquanto terapeutas nesta área tão específica a necessidade de uma sensibilidade apurada para saber escutar o corpo e a mente dos que sofrem e saber relacioná-los, gerando sempre um clima de confiança entre terapeuta e pessoa assistida, potenciando o empowerment e o envolvimento no seu plano de reabilitação, para que o resultado seja positivo e os objetivos concretizáveis.

 

Regemos a nossa prática tendo por base os valores Hospitaleiros nunca esquecendo que a pessoa assistida é única e individual e tem de ser vista de forma integral. O acolhimento libertador, a escuta atenta e a humanização dos cuidados estão presentes em cada momento da nossa atuação e fazem toda a diferença na vida dos que connosco se cruzam… Não deixa de ser um desafio diário, mas sentimos que somos uma família e, como tal, queremos contribuir para que os cuidados prestados sejam os mais dirigidos e especializados, dando resposta às necessidades de cada um… estabelecemos uma relação humana de serviço assente na maior competência profissional e esta é a nossa maior mais-valia… Porque para nós “Uma pessoa vale mais que o mundo inteiro” (S. Bento Menni)!

 

O Serviço de Fisioterapia

SIGA-NOS

Marcações

Subscreva
a nossa newsletter

Pagina Consultas