Como apoiar a Fundação

 

 

Apoiar a Fundação Bento Menni significa apoiar o desenvolvimento da sua atividade no âmbito da capacitação e prevenção em saúde e, consequentemente, no desenvolvimento de sociedades mais saudáveis, inclusivas e protetoras de saúde mental. Este deverá ser um compromisso partilhado e por isso contamos com o seu contributo para conseguirmos concretizar a nossa missão a nível nacional e internacional.

 

Donativos

Poderá fazer o seu donativo através de:

- Transferência bancária

IBAN: PT50 00360111 9910006165915

- Envio de cheque
Envie o seu donativo em cheque à ordem da Fundação Bento Menni para a nossa morada: Rua Professor Luís da Cunha Gonçalves, N.º 3, R/C A, 1600-826 Lisboa


Nos termos previstos na Lei, todos os donativos feitos à Fundação Bento Menni são passíveis de dedução à coleta. No caso de particulares, o donativo é dedutível à coleta do IRS, nos termos do artigo 63.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF). No caso das empresas, o donativo é considerado como custo do exercício, ao abrigo da alínea e) do nº3 do artigo 62 do Estatuto dos Benefícios Fiscais. Caso pretenda recibo para dedução fiscal, envie por favor um email para fundacaobentomenni@irmashospitaleiras.pt com os seguintes dados: comprovativo, nome, morada e número de contribuinte.


Consignação do IRS e do IVA

A consignação do IRS permite doar uma parte do imposto a favor do Estado a uma organização. Através da consignação do IRS, pode atribuir a uma organização 0,5% do IRS liquidado (imposto que cabe ao Estado depois de descontadas as deduções). Assim, em vez de o seu IRS ficar retido pelo Estado, uma parte é encaminhada pelo próprio Estado para a causa que escolher.

 

 

Para além da consignação do IRS, os contribuintes podem ainda consignar a dedução do IVA suportado pela exigência de fatura. Através desta dedução é possível deduzir: 15% do IVA pago em faturas de oficinas de automóveis, restauração, alojamento, cabeleireiros, institutos de beleza e veterinários e 100% do IVA pago em faturas de passes sociais. No entanto, ao contrário da consignação do IRS, este gesto solidário afeta o valor do imposto adicional a pagar ou do reembolso a receber. O desconto no imposto que lhe cabia, por via desta dedução, é entregue à entidade escolhida por si.


Entrega à Fundação Bento Menni de quantia em dinheiro determinada pelo Tribunal 

Outra forma de apoiar a nossa Missão é a entrega à Fundação de uma quantia em dinheiro determinada pelo tribunal como condição de suspensão do processo, quando alguém tenha cometido um crime punível com prisão não superior a cinco anos ou com sanção diferente da prisão.

Para mais informações consulte: https://www.contasconnosco.pt/artigo/transformar-uma-multa-em-solidariedade


Responsabilidade Social Corporativa


Qualquer empresa, pública ou privada, independentemente do setor ou dimensão, pode implementar uma politica de Responsabilidade Social Corporativa, que pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, […] agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. A organização assume obrigações de caráter moral, além das estabelecidas em lei, mesmo que não diretamente vinculadas a suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos. (ASHLEY, 2002, p.98)

Poderá apoiar-nos através de donativos, de dinamização de campanhas junto dos colaboradores, ações de voluntariado, entre outras.

A sua organização está interessada em apoiar a Fundação Bento Menni? Pergunte-nos como!